Solicite um Orçamento

Notícia
Inovação
Secretaria de Agricultura inaugura AptaHub em Ribeirão Preto
O secretário Guilherme Piai participou do evento nesta quarta-feira (6) em unidade do Instituto de Zootecnia

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 07/03/2024 11:27:24 | Atualizado em 07/03/2024 11:27:55

Crédito: Comunicação SAA

Com o objetivo de desenvolver o agronegócio paulista por meio da inovação tecnológica, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, participou da inauguração do AptaHub Ribeirão Preto, em unidade do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) nesta quarta-feira (6).

O AptaHub é uma rede de ambientes que promove a cultura de inovação e amplia a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico. A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura de SP, com execução do Cietec e coexecução Wylinka e ImpactHub.

“A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios é muito rica, com institutos centenários, que desenvolveram o agronegócio brasileiro com o desenvolvimento de mudas, sementes, pesquisas e inovação. Isso começa em ambientes como esse, do AptaHub”, celebrou o secretário.

Os sete espaços do AptaHub possuem o objetivo de desenvolver novos negócios no agro e estão localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos. O foco está em apoiar e fomentar soluções tecnológicas e intensivas em conhecimento do setor (agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos, indústrias e setores correlatos).

Durante todo o dia, o espaço de Ribeirão Preto recebeu convidados e pessoas interessadas. Também estiveram presentes os diretores do IZ e do Instituto Agronômico (IAC), que atuam na região, o coordenador da Apta, Carlos Nabil, e startups residentes do AptaHub, que apresentaram suas soluções tecnológicas para Guilherme Piai.

“Essa unidade, esse centro de zootecnia, surge como um ponto central da região, criando um polo em Ribeirão. Isso é importantíssimo pra gente, traz ideias novas, agrega startups e incentiva pesquisadores mais antigos, que possuem a expertise”, destacou Enilson Ribeiro, diretor geral do IZ.

O investimento total do AptaHub é de R$ 13,5 milhões e apenas na ambientação dos espaços foram R$ 580 mil, com o objetivo de se aproximar de tendências internacionais, criando oportunidades de projetos intersetoriais, integrando comunidade acadêmica, instituições públicas e setor privado.

“O objetivo do AptaHub é fomentar o desenvolvimento tecnológico e gerar negócios que beneficiem a sociedade. O conjunto dos sete institutos da Apta, em 40 cidades do estado, conta com 500 cientistas e possui histórico de desenvolvimento de pesquisa, conhecimento e tecnologia de mais de 100 anos. Por isso, precisamos compartilhar esse conhecimento entre as instituições e com a sociedade”, afirmou Sérgio Tutui, gestor do AptaHub.

Com o projeto, a Apta busca integrar as atividades das sete instituições de pesquisa da Secretaria de Agricultura – IAC, Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), IZ e Apta Regional –, além de estimular a relação com a iniciativa privada, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.

“A parceria com a iniciativa privada é muito importante. Contem comigo para expandirmos ainda mais o programa, inaugurando novas unidades em outras regiões do estado, trazendo mais força e vitalidade para o agro pauista”, afirmou Guilherme Piai.