Solicite um Orçamento

Notícia
Difusão do conhecimento
Secretaria de Agricultura participa de exposição de CT&I em celebração aos 249 anos de Campinas
Corpo técnico do Ital e do IAC, institutos vinculados à Apta, e da Cati estará presente em estandes instalados no Largo do Rosário, das 9h às 17h

Por Gustavo Almeida e Cleusa Pinheiro | Postado em 11/07/2023 11:24:45 | Atualizado em 14/07/2023 16:03:35

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e os institutos Agronômico (IAC) e de Tecnologia de Alimentos (Ital), pertencentes à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que coordena as atividades de pesquisa científica da Pasta, participam nesta terça-feira (11) da exposição Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação, que integra ações de comemoração do aniversário de 249 da cidade de Campinas.

Para a exposição, a Cati, por meio de sua Regional Campinas, apresentará aos visitantes uma amostra da produção rural da cidade – frutas, hortaliças e mel, entre outros – de agricultores locais atendidos pelos técnicos da unidade; e de mudas de frutíferas silvestres e comerciais, e essências florestais produzidas pela Cati Sementes e Mudas, as quais são direcionadas a produtores rurais e à população em geral interessada em mudas com garantia de qualidade e preços acessíveis. “Além da exposição dos produtores, nossos técnicos apresentarão à população o trabalho da Secretaria de Agricultura no que diz respeito a questões ligadas ao meio ambiente e regularização das propriedades rurais, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, informa Rodrigo Baccan, diretor da Cati Regional Campinas.

Baccan fala também do Projeto Frutas Vermelhas que será apresentado à população. “Como parte de nosso trabalho de apoiar os produtores rurais a diversificar a sua produção com opções rentáveis, difusão de novas tecnologias e execução de políticas públicas, estamos desenvolvendo o Projeto Frutas Vermelhas, que engloba amora, mirtilo e framboesa. São culturas novas em nossa região, mas que já possuem tecnologia e variedades adaptadas para climas mais quentes; inclusive já temos agricultores com produção comercial (venda em escala), obtendo excelentes resultados”, comenta.

Pesquisa científica: vocação campineira

Prestes a completar 60 anos de história, em 30 de agosto, o Ital fará, no evento, exposição de parte de seu trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem. Será uma oportunidade para o público conhecer também sua atuação visando promover a qualidade física, química e microbiológica dos alimentos e disseminar o conhecimento técnico-científico sobre a importância dos alimentos industrializados, como a série de publicações Alimentos Industrializados 2030. Pesquisadores experientes da instituição estarão presentes esclarecendo dúvidas e explicando como as atividades do Ital beneficiam o consumidor e a sociedade.

Já o IAC, que completou recentemente 136 anos, apresentará no evento novidades em pesquisas com cana-de-açúcar, citrus, horticultura, frutas, fertilidade de solos, café, grãos e fibras e também boas práticas voltadas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de uso agrícola. Reconhecida por seu papel centenário no desenvolvimento e disponibilização de novas cultivares agrícolas para os produtores paulistas e brasileiros, a instituição é considerada um símbolo da cidade, que se desenvolveu e ganhou relevância nacional junto com Campinas.

Serviço

Evento: “Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação”
Data: 11 de julho de 2023
Local: Largo do Rosário, Centro de Campinas
Horário: das 9h às 17h

Confira o release no site da SAA