Ital na Mídia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Seminário on-line reúne institutos de pesquisa de SP e startups na busca de inovações para o agro
Evento gratuito será transmitido de 9 a 11 de dezembro; inscreva-se

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 03/12/2020 08:49:19 | Atualizado em 11/12/2020 18:59:27

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através de cinco de seus institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), se une a parceiros dos setores público e privado para realizar um dos maiores eventos do ano voltados ao empreendedorismo no agro. O 2° Seminário “Ecossistema de startups inovadoras do agronegócio”, que será realizado de 9 a 11 de dezembro on-line, foi idealizado pelo Instituto iCorps Brasil, em conjunto com o Instituto Agronômico (IAC), e trará aos participantes uma oportunidade imperdível de conhecer as soluções tecnológicas inovadoras dos institutos conectadas com muitas das startups mais promissoras do agro e acompanhar todo o desenvolvimento tecnológico que vem chegando ao mercado.

A programação, que pode ser acessada em https://icorpsbrasil.com.br/seminario/, é voltada às cooperativas, associações, produtores rurais, empresas do agro e todo público interessado em inovação e empreendedorismo agrícola.

O evento será dividido em três eixos temáticos, cada um representado em um dos dias de apresentações: Tecnologia e Inovação, Sustentabilidade e Segurança Alimentar. Ao todo, contará com 19 painéis temáticos, 96 palestrantes e 47 startups. Serão proferidas três apresentações especiais, dos keynote speakers Márcio Fava Neves (FEA/USP), Tirso Meirelles (Sebrae-SP) e Luis Fernando Ceribelli Madi (Ital).

Para Lilian Anefalos, pesquisadora e diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IAC e membro da comissão organizadora, os institutos da Apta participantes - além do IAC, Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ) - poderão, nesta 2ª edição, mostrar a expertise que possuem no desenvolvimento de novas soluções para a agropecuária. “Os institutos não só apoiam o empreendedorismo, mas nós enxergamos que, por meio das startups e desses novos empreendedores, poderemos atuar de forma mais sinérgica para emplacar melhores soluções no mercado”, diz Lilian.

A pesquisadora lembra que participarão do evento as startups que foram criadas no bojo dos institutos de pesquisa da Secretaria por ex-estudantes de pós-graduação, que adquiriram, nas instituições, know-how para enxergar adiante e enfrentar os desafios do agro. A diretora do NIT-IAC reforça ainda outra característica marcante do evento: a integração e multidisciplinaridade.

“A programação foi distribuída conforme o foco de atuação e temos uma mescla de ações complementares em que pesquisadores de Institutos diferentes atuam e se complementam”, pontua. Ela cita como exemplo o painel que tratará da questão de resíduos, em que será apresentada a Usina Verde de Campinas, uma iniciativa que uniu o IAC e outros institutos a órgãos da Prefeitura de Campinas e iniciativa privada para criar a única usina verde pública do país.

Confira a matéria completa nos sites da Apta e da SAA.