Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Anuário Brasileiro do Café 2020
Tradição com novo vigor
Um dos polos mais tradicionais no cultivo do café e o atual terceiro maior produtor, São Paulo desenvolve ações para impulsionar a atividade

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 11/12/2020 18:59:19 | Atualizado em 29/12/2020 10:15:55

Estado tradicional no café, “berço tecnológico da cafeicultura do Brasil e do exterior”, como destaca a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, São Paulo continua desenvolvendo “ações para alavancar e aprimorar a produção paulista”. Entre os pontos destacados está a pesquisa científica.

Dentre os exemplos está tecnologia desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) para obtenção de ingredientes naturais como fonte de proteína a partir de casca de café robusta sem o uso de solventes. A casca do café em coco ainda é objeto de estudo do Ital visando a produção de extrato para geleia, chutney e molho. E parceria do Estado com empresa privada prevê obter embalagens sustentáveis para produtos premium, ligada ao Programa IAC de Cafés Especiais. O Estado também implementou selos Café Gourmet e Café Superior, que definem normas e padrões de qualidade para café torrado em grão e torrado e moído.

Confira a matéria completa, em português e em inglês, nas páginas 56 a 59 do Anuário Brasileiro do Café 2020.