Solicite um Orçamento

Notícia
Pioneirismo
Tropical Food Innovation Lab chega para impulsionar a inovação na indústria de alimentos da América Latina
Fruto de parceria público-privada pioneira no Brasil, ecossistema sediado no Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas (SP), é novo impulso ao desenvolvimento de alimentos e bebidas com foco em tecnologia, sustentabilidade e nutrição acessível e s

Por MXP Comunicação | Postado em 18/10/2023 14:18:21 | Atualizado em 01/11/2023 15:06:10

Instalado dentro do Ital, centro de inovação possui infraestrutura de última geração (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Tropical Food Innovation Lab, ecossistema de inovação para o desenvolvimento de alimentos e bebidas sustentáveis, com foco na biodiversidade brasileira, acaba de ser inaugurado em Campinas (SP). Com infraestrutura de última geração, o centro de inovação está instalado em uma área de 1,3 mil m2 dentro do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e é fruto de uma parceria público-privada pioneira no Brasil. O projeto foi desenvolvido por empresas de peso, como as suíças Bühler e Givaudan e a norte-americana Cargill, além do FoodTech Hub Latam e do Ital.

O Tropical Food Innovation Lab será o local de excelência na América Latina, onde ciência e negócios se conectam para formular novos alimentos, ingredientes, texturas e sabores que encantem o consumidor. Este novo hub vai conectar institutos de pesquisa, universidades, empresas, investidores, startups e outras instituições e promoverá a inovação na alimentação, garantindo boas práticas que preservem a biodiversidade e a sustentabilidade, além do desenvolvimento de alimentos que permitam uma nutrição acessível.

O Tropical possui uma planta piloto com linhas de processamento de pequena escala, com a última geração de sistemas de extrusão úmida e seca para proteínas à base de plantas, laboratórios de aplicações e análises e uma demokitchen, cozinha experimental de ponta, onde empresas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, chefs, mixologistas, entre outros profissionais, poderão trabalhar juntos na criação de novos produtos. Também haverá um espaço de interação e coworking para oficinas criativas e pitching. Em uma segunda fase, será incorporada uma unidade de processamento de bebidas que adicionará recursos complementares às instalações já existentes no Ital.

Com mais de 20% da biodiversidade vegetal do Planeta, distribuída em seis grandes biomas, e uma indústria de alimentos que historicamente responde por 10% do PIB, o Brasil figura entre os maiores produtores e exportadores globais de grãos e proteína. “Este ecossistema de inovação, não por acaso instalado em Campinas, cidade referência em tecnologia no Brasil, reúne a potência intelectual, tecnológica, científica e criativa para estabelecer as melhores conexões e soluções para a cadeia de alimentos e contribuir com o protagonismo do Brasil, que já é expoente mundial”, destaca Paulo Silveira, idealizador e gestor do Tropical, também fundador e CEO do FoodTech Hub Latam.

“O Tropical Food Innovation Lab é a materialização da visão do Ital de que o futuro se constrói somando competências e infraestrutura e aplicando conhecimento para gerar inovação e promover o empreendedorismo na área de ciência e tecnologia de alimentos”, diz Eloísa Garcia, diretora geral do Ital.

Carlos Prax, líder de Tecnologia e Inovação LATAM da Cargill, afirma que o Tropical Food Innovation Lab está totalmente conectado com o propósito da Cargill em nutrir o mundo. “A inovação é uma das chaves para alcançar isso, especialmente com o aumento da população e os desafios que vão das mudanças climáticas aos novos perfis de consumo. Estamos muito honrados em liderar este projeto ao lado de parceiros tão relevantes para a produção de alimentos não apenas na América Latina, mas no mundo”, ressalta.

“Temos a honra de fazer parte deste ecossistema de inovação, que atende à demanda crescente de desenvolvimento de novos produtos para a indústria alimentícia e de bebidas. Trazemos nossa expertise em processos, nossa tecnologia de ponta, e nosso DNA de inovação, sempre em busca de soluções eficientes e sustentáveis, que tragam valor e resultados para os nossos clientes, parceiros e para a sociedade”, afirma Damien Chapelier, head da Bühler América do Sul.

Eduard Fontcuberta, head Regional de Inovação da Givaudan, diz: "A Givaudan tem intensificado seus investimentos em inovação de forma colaborativa, por isso estamos entusiasmados em anunciar a inauguração do Tropical Food Innovation Lab. Junto com nossos parceiros, estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento da indústria alimentícia e promover soluções para os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade. Vamos fortalecer a inovação alimentar na América Latina, com propostas que vão deliciar o paladar das pessoas, entregando também nutrição e funcionalidade”.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), localizado em Campinas/SP, é uma instituição líder em pesquisa aplicada na América Latina. O Ital tem um papel central na inovação do setor de alimentos, realizando pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados nas áreas de alimentos e bebidas, ingredientes, processamento e embalagem. Fundado em 1963 como uma instituição pioneira em tecnologia de alimentos no Brasil, o Ital é um dos institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Atualmente o instituto congrega Centros Tecnológicos especializados em produtos cárneos, laticínios, cereais e chocolate, frutas e hortaliças, proteínas vegetais e embalagem. As atividades de PD&I são apoiadas por Laboratórios de Referência em microbiologia, química, análises físicas e sensoriais. Alianças e projetos estratégicos para inovação são direcionados pela Plataforma de Inovação Tecnológica Ital (PITec). Saiba mais em: www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Sobre o FoodTech Hub Latam

Criado em 2019, o FoodTech HUB Latam é o maior ecossistema de inovação na América Latina, com foco em inovação aberta e foodtechs. Por sua conexão com os maiores ecossistemas globais, o FTH Latam ajuda as empresas a identificar fontes relevantes de conhecimento, apoio, parcerias e a conectar os atores da comunidade do sistema alimentar. O FoodTech HUB Latam tem uma visão panorâmica do desenvolvimento da indústria alimentícia, graças à experiência de seus líderes na cadeia alimentar e no fomento a comunidades de inovação. Saiba mais em https://foodtechhub.com.br/

Sobre a Bühler

A Bühler é movida por seu propósito de criar inovações para um mundo melhor, equilibrando as necessidades da economia, da humanidade e da natureza. Como uma relevante parceira de soluções para a indústria de alimentos e de mobilidade, a Bühler desenvolveu um caminho para alcançar a redução de 60% nas emissões de gases de efeito estufa em suas operações até 2030, ou seja, Escopos 1 & 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa, em relação ao ano-base de 2019. A Bühler está comprometida a ter soluções prontas até 2025 para serem multiplicadas e que reduzam em 50% a energia, os resíduos e a água nas cadeias de valor dos seus clientes. Todos os dias, bilhões de pessoas entram em contato com as tecnologias Bühler para satisfazer suas necessidades básicas de alimentação e mobilidade. Dois bilhões de pessoas desfrutam diariamente dos alimentos produzidos nos equipamentos Bühler e um bilhão de pessoas viajam em veículos fabricados com peças produzidas com tecnologia Bühler. Inúmeras pessoas usam óculos, smartphones e leem jornais e revistas – tudo isso depende das soluções e tecnologias de processo da Bühler. Com essa relevância global, a Bühler está em uma posição privilegiada para transformar os desafios globais atuais em negócios sustentáveis. A Bühler contribui para alimentar o mundo com segurança e está fazendo sua parte para proteger o clima, produzindo soluções que tornam carros, edifícios e máquinas mais eficientes energeticamente. A Bühler investe até 5% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Em 2022, cerca de 12.700 funcionários geraram um faturamento de CHF 3 bilhões. Como empresa familiar suíça, a Bühler atua em 140 países em todo o mundo e opera uma rede global de 105 estações de serviço, 30 fábricas e Centros de Aplicação e Treinamento em 23 países. www.buhlergroup.com.

Sobre a Cargill

A Cargill ajuda o sistema alimentar mundial a funcionar para você. Conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e famílias com o essencial do dia a dia - desde os alimentos que eles comem até o chão em que pisam. Nossos 160.000 integrantes da equipe em todo o mundo inovam com propósito, capacitando nossos parceiros e nossas comunidades enquanto trabalhamos para nutrir o mundo de uma maneira segura, responsável e sustentável. Isso inclui nossos 11.000 colegas no Brasil, onde trabalhamos desde 1965 para tornar nossa visão global uma realidade local. Desde rações que reduzem as emissões de metano até combustíveis renováveis baseados em resíduos, as possibilidades são ilimitadas. Mas nossos valores permanecem os mesmos. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Chegamos mais longe. Fazemos a coisa certa. E é assim que a Cargill atende às necessidades variáveis das pessoas que chamamos de vizinhas e do planeta que chamamos de lar - hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias.

Sobre a Givaudan

A Givaudan é líder global em Fragrância & Beleza e Sabor & Bem-estar. Celebramos a beleza da experiência humana criando para vidas mais felizes e saudáveis com amor pela natureza. Junto com nossos clientes, entregamos experiências gastronômicas, criamos fragrâncias inspiradoras e desenvolvemos soluções de beleza e bem-estar que fazem as pessoas se sentirem bem. Em 2022, a Givaudan empregou mais de 16.700 pessoas em todo o mundo e alcançou 7,1 bilhões de francos suícos em vendas, com um fluxo de caixa livre de 6,7%. Com uma história de mais de 250 anos, estamos comprometidos em impulsionar o crescimento de longo prazo, liderado por nosso propósito, melhorando a saúde e a felicidade das pessoas e aumentando nosso impacto positivo na natureza. Esta é a Givaudan. Humana por natureza. Saiba mais em: www.givaudan.com.

Sobre a Givaudan Sabor & Bem-Estar

Impulsionada pela inovação e criatividade, a Givaudan Sabor & Bem-Estar visa moldar o futuro dos alimentos, tornando-se a parceira de cocriação preferida de seus clientes. Ancorada em sua posição de liderança global em aromas e sabores, a Empresa vai além da criação de experiências alimentares que fazem bem e trazem bem-estar para o corpo, a mente e o planeta. Com uma carteira expandida de produtos em aromas, sabores, soluções funcionais e nutricionais e um profundo conhecimento do ecossistema dos alimentos, a paixão da Givaudan é colaborar com clientes e parceiros para desenvolver inovações revolucionárias em alimentos e bebidas. Saiba mais sobre como estamos moldando o futuro da alimentação: www.givaudan.com/taste-wellbeing.

Confira o release no site da Apta