Brasil Pack Trends 2020 - page 124

Brasil
PackTrends
2020
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estética e identidade
tuosa, a qualidade do produto para estimular o desejo
de consumo. Outros enfoques podem ser direcionados
para indicar a autenticidade e a procedência do produto
e ainda apresentar maneiras de direcioná-lo para um
público específico (HILL, 2010). Esse conceito é ainda
pouco utilizado no Brasil, mas um dos exemplos apre-
sentados são as embalagens do energético Firefly, fabri-
cado na Inglaterra, que, em vez de apresentar no rótulo
o sabor do produto em forma de fruta (morango, laranja
etc.), exibe fotografias de observações sobre o estado
de espírito de quem procura a bebida (Figura 5.27).
Outro exemplo é a marca de alimentos Via Roma,
que fez da Toscana e de seus habitantes a comunicação
de suas embalagens, marcando a origem e a autenticida-
de italianas de seus produtos (Figura 5.27). As diversas
fotografias utilizadas criam uma imagem italiana autênti-
ca, com personalidade forte e expressão de emoção para
garantir o destaque nos pontos de venda e a fidelidade
do consumidor (HILL, 2010; EXAME.COM, 2012)
Tipografia é outro recurso do design gráfico para
criar uma imagem diferenciada na embalagem, por meio
de um texto graficamente tratado, e, assim evidenciar a
identidade da marca. A decisão sobre como utilizar os
recursos tipográficos encontra-se direcionada à forma
de comunicação desejada, ou seja, deverá representar
os valores da marca para que esta seja percebida pelos
consumidores com legibilidade e destaque nas pratelei-
ras. Um exemplo apresentado é a embalagem para suco
da marca Cawston Vale, do Reino Unido, que relançou
sua linha de produtos com novo nome, a Cawston Press,
com nova identidade de marca, com o objetivo de cha-
mar a atenção para a qualidade premium de seus pro-
dutos e de revitalizar o setor (Figura 5.28). A Sivaris
é outra categoria de produto, um arroz produzido na
Espanha, que revitalizou e criou nova identidade visual
por meio da tipografia e cor em embalagens de tubos e
tampa usualmente existentes no mercado (HILL, 2010)
(Figura 5.28).
Portanto, a identidade da marca pode ser criada
através de uma grande variedade de técnicas de design
gráfico e assim garantir o posicionamento do produto
por meio de uma aparência única.
FIGURA 5.27
Produtos que utilizam fotografias
no design gráfico
Fonte: Divulgação
FIGURA 5.28
Embalagens que revitalizaram sua
identidade com o uso da tipografia
Fonte: Divulgação
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