php // if (strpos($_SERVER['REQUEST_URI'], '/posgraduacao') === false) : ?>
O sistema para análise de extensão de massa de farinha de trigo, Alveógrafo está alocado no Laboratório de Controle de Qualidade de Farinhas e Amidos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Chocolates, Balas, Confeitos e Panificação (Cereal Chocotec), pertencente ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
Está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para avaliação de qualidade reológica de farinha de trigo. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional, cujos valores são subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO ANALISADOR DE NITROGÊNIO (DUMAS) - MODELO DUMATHERM N Pro - MARCA GERHARDT está alocado no Laboratório do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças – FRUTHOTEC do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
Está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para análise de nitrogênio/proteína, via DUMAS. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional, cujos valores são subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão.
Características do equipamento:
Limite de detecção:
Hélio: 0,003 a 50 mg N absoluto;
Argônio: 0,1 a 50 mg N absoluto;
A regulamentação para uso desse equipamento é apresentada seu Plano de Gestão e de Compartilhamento (https://ital.agricultura.sp.gov.br/emu-fapesp). Este plano objetiva a racionalização do tempo e uso do equipamento, procurando atender a demanda qualificada de forma adequada e dentro do estado da arte possibilitado pelo equipamento.
Para acesso e utilização dos recursos disponíveis como usuário da “Comunidade Acadêmica e Científica”, cada professor/pesquisador deverá preencher o Formulário de Submissão de Solicitação (https://ital.agricultura.sp.gov.br/emu-fapesp) e enviá-lo por e-mail para: EMU_DUMAS@ital.sp.gov.br
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Analisador Rápido de Viscosidade (RVA 4500, Rapid Visco Analyser) está vinculado ao projeto regular “Alimentos processados mais saudáveis: desenvolvimento e avaliação de produto com baixa atividade de água enriquecido com proteínas e fibras” (Processo No. 2010/1902-5).
O princípio da análise de perfil de viscosidade de amidos, farinhas e derivados utilizando RVA é similar ao Amilógrafo, porém necessita de menor quantidade de amostra e fornece maior flexibilidade de condições de testes e maior facilidade de preparo e rapidez na análise. Além disso, o perfil de viscosidade utilizando RVA é aceito internacionalmente, de acordo com o método da AACCI 61-02.01.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoA centrífuga de bancada, modelo ST 8R, marca SORVALL está instalada no Laboratório de Biotecnologia e Cultura Celular na Unidade de Química de Alimentos do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Foi adquirida pelo projeto de pesquisa - Jovem Pesquisador FAPESP (Processo 2019/01896-4) o qual é vinculado ao plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do ITAL – PDIP - ITAL FAPESP n. 2017/50349-0.
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas triplo quadrupolo - CG-MS/MS com Olfatômetro (Gas chromatograph coupled to mass spectrometer triple quadrupole – GC-MS/MS with Olfactometry) está instalado na Sala de Instrumentação do Laboratório de Análise Sensorial do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
O equipamento está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior, para pesquisas sobre compostos voláteis e semivoláteis em alimentos e embalagens. Adicionalmente, com o uso do olfatômetro, avaliadores treinados podem identificar os tipos e intensidades de aromas que são associados aos compostos químicos que são simultaneamente identificados no espectrômetro de massas. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Destilador Molecular (Short Path Distillation Plant) está instalado no Laboratório de Destilação Molecular na Unidade de Química de Alimentos do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior, para pesquisas sobre compostos relacionados à química fina com foco principalmente em alimentos. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Espectrofotômetro Leitor de microplacas (VARIOSKAN LUX, TOP F, ABS) está instalado no Laboratório de Biotecnologia e Cultura Celular na Unidade de Química de Alimentos do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Foi adquirido pelo projeto de pesquisa - Jovem Pesquisador FAPESP (Processo 2019/01896-4) o qual é vinculado ao plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do ITAL – PDIP - ITAL FAPESP n. 2017/50349-0
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para uso em técnicas bioquímicas de leitura em fluorescência e absorbância. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para análise de massa de farinha de trigo (Extensógrafo-E) está alocado no Laboratório de Controle de Qualidade de Farinha e Amidos do Cereal Chocotec, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para avaliação reológica de farinha de trigo.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoA Extrusora Thermo Scientific Process 16 Higienic será instalada na Planta da linha integrada para extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais do Instituto de Tecnologia de Alimentos e está sendo adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programas Especiais / PAIP - Programa de Apoio à Infraestrutura - EMU - Tecnologia e Inovação - (Processo 2022/11541-1) como equipamento multiusuário.
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior, para desenvolver pesquisas prioritariamente sobre proteínas vegetais com foco principalmente em alimentos. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para análise de massa de farinha de trigo (Farinógrafo-E) está alocado no Laboratório de Controle de Qualidade de Farinha e Amidos do Cereal Chocotec, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para avaliação de qualidade reológica de farinha de trigo.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoEquipamento asséptico para pasteurização e esterilização de produtos alimentícios em escala piloto, utilizado em laboratórios de desenvolvimento de alimentos e aplicação de ingredientes para a indústria alimentícia, com controlador lógico programável (CLP), marca Microthermics, modelo especial, ano de fabricação 2025, incluindo sistema com trocadores de calor diretos e indiretos para simulação de processos industriais desde cozimento contínuo até processos UHT (Ultra High Temperature) de alta temperatura para prolongar a vida útil dos alimentos e garantir o processamento asséptico utilizando aquecimento de estágio único ou multiestágio, Homogeneizador de 2 estágios com vazão de operação variando entre 500mL/min e 2L/min, câmara de enchimento ultra clean com fluxo de ar horizontal proporcionando área de enchimento livre de contaminantes externos, sistema de limpeza "Clean in Place" (CIP), "interface" de operação por meio de painel "touchscreen". Modelo UHT/HTSTLab-25DIPW; Homogeneizador modelo Atomo 3.0, Hold Tube Cabinet e tampa de enchimento limpo; País de origem: EUA País de compra: EUA Peso líquido total estimado 1565 kg Peso bruto total estimado 1973 kg.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Sistema de Análises de Amostras de espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) está instalado no Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Foi adquirido em processo vinculado ao “EMU Tecnológico: Aquisição de uma linha integrada para extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais” (PROCESSO 2022/11541-1), como equipamento multiusuário.
Por meio desse equipamento, atualmente aplicados pelas indústrias para avaliação rápida dos ingredientes, os processos podem ser monitorados na linha de produção. Para a caracterização das matérias-primas, farinhas proteicas, concentrados e isolados proteicos, e produtos extrusados será utilizado o equipamento NIR, modelo Nicolet Antaris II DR. Esta técnica é utilizada para determinar composições químicas aproximadas (por exemplo, proteína, matéria seca, gordura e fibra) e propriedades funcionais de ingredientes e produtos.
O equipamento está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para medição de taxa de permeabilidade ao oxigênio (OX-TRAN) está alocado no Laboratório de Permeabilidade do Cetea, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de filmes poliméricos quanto à de taxa de permeabilidade ao oxigênio.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para medição de taxa de permeabilidade ao vapor de água (PERMATRAN) está alocado no Laboratório de Permeabilidade do Cetea, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de materiais poliméricos quanto à de taxa de permeabilidade ao vapor de água.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Reômetro modular compacto MCR 302e está instalado no Laboratório do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (FRUTHOTEC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao “EMU Tecnológico: Aquisição de uma linha integrada para extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais” (Processo 2022/11541-1), como equipamento multiusuário.
O Reômetro modular compacto MCR 302ereômetro permite aquisição de medidas oscilatórias (materiais viscoelásticos) e de viscosidade.
O equipamento está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para controle de equipamento de vibração está alocado no Laboratório de Embalagens de Transporte e Distribuição do CETEA, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para a execução de ensaios de vibração senoidal e randômica em materiais diversos.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Temperímetro Multi Therm está alocado na Planta-Piloto de Chocolates e Produtos Derivados do Cereal Chocotec com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para determinação do índice de temperagem de chocolates e compounds.
Plano de Gestão e de Compartilhamento