O sistema para análise de extensão de massa de farinha de trigo, Alveógrafo está alocado no Laboratório de Controle de Qualidade de Farinhas e Amidos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Chocolates, Balas, Confeitos e Panificação (Cereal Chocotec), pertencente ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
Está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para avaliação de qualidade reológica de farinha de trigo. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional, cujos valores são subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO ANALISADOR DE NITROGÊNIO (DUMAS) - MODELO DUMATHERM N Pro - MARCA GERHARDT está alocado no Laboratório do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças – FRUTHOTEC do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
Está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para análise de nitrogênio/proteína, via DUMAS. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional, cujos valores são subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão.
Características do equipamento:
Limite de detecção:
Hélio: 0,003 a 50 mg N absoluto;
Argônio: 0,1 a 50 mg N absoluto;
A regulamentação para uso desse equipamento é apresentada seu Plano de Gestão e de Compartilhamento (https://ital.agricultura.sp.gov.br/emu-fapesp). Este plano objetiva a racionalização do tempo e uso do equipamento, procurando atender a demanda qualificada de forma adequada e dentro do estado da arte possibilitado pelo equipamento.
Para acesso e utilização dos recursos disponíveis como usuário da “Comunidade Acadêmica e Científica”, cada professor/pesquisador deverá preencher o Formulário de Submissão de Solicitação (https://ital.agricultura.sp.gov.br/emu-fapesp) e enviá-lo por e-mail para: EMU_DUMAS@ital.sp.gov.br
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Analisador Rápido de Viscosidade (RVA 4500, Rapid Visco Analyser) está vinculado ao projeto regular “Alimentos processados mais saudáveis: desenvolvimento e avaliação de produto com baixa atividade de água enriquecido com proteínas e fibras” (Processo No. 2010/1902-5).
O princípio da análise de perfil de viscosidade de amidos, farinhas e derivados utilizando RVA é similar ao Amilógrafo, porém necessita de menor quantidade de amostra e fornece maior flexibilidade de condições de testes e maior facilidade de preparo e rapidez na análise. Além disso, o perfil de viscosidade utilizando RVA é aceito internacionalmente, de acordo com o método da AACCI 61-02.01.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoA centrífuga de bancada, modelo ST 8R, marca SORVALL está instalada no Laboratório de Biotecnologia e Cultura Celular na Unidade de Química de Alimentos do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Foi adquirida pelo projeto de pesquisa - Jovem Pesquisador FAPESP (Processo 2019/01896-4) o qual é vinculado ao plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do ITAL – PDIP - ITAL FAPESP n. 2017/50349-0.
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas triplo quadrupolo - CG-MS/MS com Olfatômetro (Gas chromatograph coupled to mass spectrometer triple quadrupole – GC-MS/MS with Olfactometry) está instalado na Sala de Instrumentação do Laboratório de Análise Sensorial do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
O equipamento está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior, para pesquisas sobre compostos voláteis e semivoláteis em alimentos e embalagens. Adicionalmente, com o uso do olfatômetro, avaliadores treinados podem identificar os tipos e intensidades de aromas que são associados aos compostos químicos que são simultaneamente identificados no espectrômetro de massas. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Destilador Molecular (Short Path Distillation Plant) está instalado no Laboratório de Destilação Molecular na Unidade de Química de Alimentos do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Processo 2017/50349-0) como equipamento multiusuário.
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior, para pesquisas sobre compostos relacionados à química fina com foco principalmente em alimentos. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Espectrofotômetro Leitor de microplacas (VARIOSKAN LUX, TOP F, ABS) está instalado no Laboratório de Biotecnologia e Cultura Celular na Unidade de Química de Alimentos do Centro de Pesquisa de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Foi adquirido pelo projeto de pesquisa - Jovem Pesquisador FAPESP (Processo 2019/01896-4) o qual é vinculado ao plano de desenvolvimento institucional em pesquisa do ITAL – PDIP - ITAL FAPESP n. 2017/50349-0
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior para uso em técnicas bioquímicas de leitura em fluorescência e absorbância. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para análise de massa de farinha de trigo (Extensógrafo-E) está alocado no Laboratório de Controle de Qualidade de Farinha e Amidos do Cereal Chocotec, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para avaliação reológica de farinha de trigo.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoA Extrusora Thermo Scientific Process 16 Higienic será instalada na Planta da linha integrada para extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais do Instituto de Tecnologia de Alimentos e está sendo adquirido em processo vinculado ao Auxílio Pesquisa – Programas Especiais / PAIP - Programa de Apoio à Infraestrutura - EMU - Tecnologia e Inovação - (Processo 2022/11541-1) como equipamento multiusuário.
O equipamento com caráter multipropósito está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior, para desenvolver pesquisas prioritariamente sobre proteínas vegetais com foco principalmente em alimentos. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para análise de massa de farinha de trigo (Farinógrafo-E) está alocado no Laboratório de Controle de Qualidade de Farinha e Amidos do Cereal Chocotec, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para avaliação de qualidade reológica de farinha de trigo.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Sistema de Análises de Amostras de espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) está instalado no Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Foi adquirido em processo vinculado ao “EMU Tecnológico: Aquisição de uma linha integrada para extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais” (PROCESSO 2022/11541-1), como equipamento multiusuário.
Por meio desse equipamento, atualmente aplicados pelas indústrias para avaliação rápida dos ingredientes, os processos podem ser monitorados na linha de produção. Para a caracterização das matérias-primas, farinhas proteicas, concentrados e isolados proteicos, e produtos extrusados será utilizado o equipamento NIR, modelo Nicolet Antaris II DR. Esta técnica é utilizada para determinar composições químicas aproximadas (por exemplo, proteína, matéria seca, gordura e fibra) e propriedades funcionais de ingredientes e produtos.
O equipamento está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para medição de taxa de permeabilidade ao oxigênio (OX-TRAN) está alocado no Laboratório de Permeabilidade do Cetea, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de filmes poliméricos quanto à de taxa de permeabilidade ao oxigênio.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para medição de taxa de permeabilidade ao vapor de água (PERMATRAN) está alocado no Laboratório de Permeabilidade do Cetea, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para caracterização de materiais poliméricos quanto à de taxa de permeabilidade ao vapor de água.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Reômetro modular compacto MCR 302e está instalado no Laboratório do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (FRUTHOTEC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos e foi adquirido em processo vinculado ao “EMU Tecnológico: Aquisição de uma linha integrada para extração, funcionalização e caracterização de proteínas vegetais” (Processo 2022/11541-1), como equipamento multiusuário.
O Reômetro modular compacto MCR 302ereômetro permite aquisição de medidas oscilatórias (materiais viscoelásticos) e de viscosidade.
O equipamento está disponível à comunidade técnico-científica do país e do exterior. A utilização deste EMU é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO sistema para controle de equipamento de vibração está alocado no Laboratório de Embalagens de Transporte e Distribuição do CETEA, com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para a execução de ensaios de vibração senoidal e randômica em materiais diversos.
Plano de Gestão e de CompartilhamentoO Temperímetro Multi Therm está alocado na Planta-Piloto de Chocolates e Produtos Derivados do Cereal Chocotec com aquisição feita através do Auxílio Pesquisa – Programa de Modernização do Ital (Processo 2017/50349-0). Está disponível à comunidade técnico-científica do País e do Exterior para determinação do índice de temperagem de chocolates e compounds.
Plano de Gestão e de Compartilhamento