Postado em 28/11/2016 15:30:33
O Agropolo Campinas-Brasil irá realizar o “4º Workshop Bioeconomia - Ingredientes, alimentos processados funcionais e saúde”. O objetivo é promover o debate entre instituições de pesquisa e empresas, a fim de aprofundar o entendimento desse importante segmento da área de alimentação. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2016, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), em Campinas, interior paulista. O evento é direcionado a técnicos, gestores e diretores de empresas públicas e privadas, entidades setoriais, governamentais e instituições de pesquisa e ensino. As informações sobre o workshop podem ser acessadas em:
http://www.agropolocampinasbrasil.org/4wspppbio.
A expectativa do grupo é dimensionar a importância do tema e estimar seu potencial de crescimento no Brasil e no exterior. Pretende-se também analisar o comportamento do consumidor brasileiro frente aos produtos funcionais e o grau de entendimento diante da comunicação. Espera-se ainda identificar oportunidades e barreiras para o desenvolvimento desse relevante setor no Brasil, considerando seu potencial para agregação de valor aos produtos, geração de empregos e redução de emissão de CO2.
Ospalestrantes do4º Workshop Bioeconomia são representantesda iniciativa privada, dentre as empresas Funcional Mikron/Alibra, Toledo & Associados, R&S Blumos, Nestlé, Unilever, Health Focus e ABIAD. Haverá também apresentação do International Life Sciences Institute do Brasil (ILSI Brasil) e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), representantes não-governamentais, além de instituições de pesquisa e ensino, como a Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Fraunhofer – IVV, parceiro do ITAL.
De acordo com Airton Vialta e Luis Madi, coordenadores do evento, o segmento de alimentos e bebidas processados funcionais tem crescido em torno de 10%, ao ano na última década, incremento que é superior ao dos alimentos e bebidas processados como um todo. Este fato coloca os processados funcionais como estratégicos para o Brasil, tendo em vista o potencial brasileiro para a produção de alimentos, sua biodiversidade e outros fatores favoráveis.
“Entretanto, há também limitações importantes ao desenvolvimento desse segmento no país. Sendo assim, o primeiro passo para avançar nesse tema é identificar, analisar e traçar um plano para desenvolvê-lo nos próximos anos, a exemplo do que fizeram outros países, como Austrália e Canadá”, afirma Sérgio Augusto Morais Carbonell, presidente da Secretaria Executiva do Conselho Administrativo do Agropolo Campinas-Brasil e diretor-geral do Instituto Agronômico (IAC), que integra a plataforma.
O Agropolo Campinas-Brasil é uma plataforma interinstitucional, localizada em Campinas, São Paulo, fundamentada no conceito da inovação colaborativa, criada em 26 de junho de 2015. Tem por objetivo desenvolver Projetos de Cooperação Técnica (PCTs) nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável.
Este Workshop é parte do Projeto de Políticas Públicas em Bioeconomia (PPPBio), conduzido pelo Agropolo e apoiado pela FAPESP. O objetivo é produzir, por meio de uma série de workshops, um roadmap das pesquisas necessárias para o desenvolvimento dos diferentes setores da bioeconomia, produzindo riqueza para a região de Campinas e para o país.
SERVIÇO
4º Workshop Bioeconomia - Ingredientes, alimentos processados funcionais e saúde
Data: 29 (das 13h às 17h) e 30 de novembro de 2016 (das 8h às 17h30)
Local: Auditório Décio Dias Alvim - Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) - Campinas – SP
Inscrições:
http://www.agropolocampinasbrasil.org/4wspppbio
Mais informações: http://www.agropolocampinasbrasil.org
E-mail: agropolocampinasbrasil@org.br
Programação
29 de novembro
13:00h – 13:30h – Credenciamento & Café de Boas Vindas
13:30h – 14:00h – Sessão de Abertura
14:00h – 15:30h – Sessão 1 - Cenário brasileiro: Ingredientes, alimentos funcionais e saúde
Palestrantes: Luis Madi / Raul Amaral Rego - ITAL
Debatedores:
Carlos Gouveia – ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais)
Cláudia Bevilaqua – R&S Blumos
15:30h – 17h – Sessão 2 – O consumidor brasileiro e a questão da comunicação
Palestrantes: Steve Walton – Health Focus – EUA (via vídeo)
Debatedores:
Maria Aparecida Toledo – Toledo & Associados
Márcia Terra – SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentos e Nutrição)
30 de novembro
08:00h – 08:30h – Recepção & Café de Boas Vindas
08:30h – 10:00h – Sessão 3 - Adequação tecnológica de ingredientes
Palestrantes: Eduardo Caritá – Funcional Mikron/ALIBRA
Debatedores:
Gisele Bannwart – Unilever
Alexandre Martins Moreira – IVV – Instituto Fraunhofer
10:00h – 11:30h – Sessão 4 - Adequação tecnológica de produtos
Palestrante – Melissa Maionchi de Oliveira – ADM
Debatedores:
Ary Bucione – ILSI Brasil
André Barros – Nestlé
11:30 – 12:00h - Café
12:00h - 13:30h – Sessão 5 - Assuntos regulatórios
Palestrante: Daniela Tomei – Meta Regulatória/ABIAD
Debatedores:
Franco Lajolo - USP
Fátima D’Elia - ABIAM(a confirmar)
13:30h – 14:30h – Brunch
14:30h – 16:30h – Análise e planejamento das oficinas
16:30h – 17:00h – Café e Inventário dos grupos
17:00h – 18:00h – Apresentações das conclusões das oficinas e Discussão
18:00h – Encerramento