Solicite um Orçamento

Notícia
Oportunidade
Bolsa de pós-doutorado oferecida pelo Ital visa pesquisar sustentabilidade e avaliação de ciclo de vida
Com inscrições abertas até 30 de setembro, processo seletivo dá preferência a formação em Gestão Ambiental, engenharias Ambiental, Química, de Materiais e de Alimentos ou áreas relacionadas

Por Jaqueline Harumi | Postado em 22/09/2023 16:19:41 | Atualizado em 02/10/2023 15:17:14

Candidato selecionado atuará no Centro de Tecnologia de Embalagem do Ital, em Campinas (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), localizado em Campinas, recebe inscrições até 30 de setembro para bolsa de pós-doutorado focada em sustentabilidade e avaliação de ciclo de vida – confira o edital. As atividades do selecionado estarão vinculadas ao Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), projeto interinstitucional com financiamento público-privado liderado pelo Ital, órgão de pesquisa pertencente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com duração de 24 meses e valor mensal de R$ 9.047,40, a bolsa é oferecida através da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) para executar projeto dentro do tema proposto e outros projetos independentes relacionados a soluções para resíduos pós-consumo, colaborar com projetos dos pesquisadores do CCD, incluindo apoio na redação e revisão de trabalhos científicos, e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento, além de auxiliar na orientação e coorientação de alunos.

Para candidatura, os interessados devem ter doutorado e bom domínio do inglês escrito e falado, sendo formado preferencialmente em Gestão Ambiental, engenharias Ambiental, Química, de Materiais e de Alimentos ou áreas afins. Também é requisitada experiência em redação de artigos científicos com publicações recentes e métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa ligada a economia circular, sustentabilidade, logística reversa de embalagens e Análise de Ciclo de Vida (ACV) de materiais de embalagens, incluindo uso de softwares específicos.

Será levado em conta ainda pela banca avaliadora conhecimento básico em legislação de embalagens para contato com alimentos, em propriedades e estruturas de materiais de embalagem e processos de fabricação e reciclagem desses materiais, especialmente de polímeros e revestimentos de embalagens celulósicas.

Sobre o CCD Circula

Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a destinação de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.

Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.

O CCD Circula tem como integrantes o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), líder do projeto, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), o All4Food, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.

Saiba mais: https://ital.agricultura.sp.gov.br/ccd-circula

Confira o release no site da SAA