Por Jaqueline Harumi | Postado em 05/12/2019 13:47:18 | Atualizado em 17/12/2019 17:30:36
O açaí é um fruto que sempre fez sucesso na Amazônia, tanto que sua bebida ganhou o pomposo título de vinho de açaí. É tão generoso com quem o aprecia, que frutifica o ano inteiro, seis meses uma variedade no Amazonas e seis meses depois, outra variedade no Pará. Apreciado no Pará muito antes do que no Amazonas, o açaí recentemente ganhou o Brasil e agora começa a ir para o mundo, inclusive com outros sabores, como o café.
“Minha família é de Codajás e, há uns quinze anos meus irmãos começaram a plantar a palmeira, cujos frutos sempre venderam bem. Nos seis meses de safra, de novembro a abril, o dinheiro corre fácil no município”, contou Charley Oliveira que, em Manaus, resolveu explorar as potencialidades do fruto possuidor de um verdadeiro arsenal de nutrientes (vitaminas A, E, D, K, B1, B2, C, minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes, óleos essenciais, além de ser excelente energético natural).
[...] Charley até buscou apoio em instituições de pesquisa locais que pudessem auxiliá-lo nos trabalhos, mas lamenta não ter encontrado. “Foi o jeito ir até o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), em São Paulo, que me deu a ajuda que eu precisava”, informou.
O Ital é referência nacional na realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem, transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas. O órgão se destaca por desenvolver tecnologias que ampliam o ‘tempo de prateleira’ dos produtos e viabilizar o aproveitamento de resíduos de processamentos.
“Como resultado dos trabalhos realizados em parceria com o Ital, finalmente consegui desenvolver um produto palatável ao qual dei o nome de Cafessaí, pois tem o sabor de café. Fiz vários testes de degustação em cafés na cidade até atingir quase a nota máxima de sabor pelos degustadores, pessoas comuns”, falou.
Há três meses o Cafessaí foi lançado oficialmente, em embalagem própria, e começou a ser comercializado.