Evento internacional
Centenária feira alemã dedicada a alimentos e bebidas, Anuga teve participação do Ital
Diretor de Assuntos Institucionais, Luis Madi, integrou debate e ministrou palestra em mesa redonda

Por Jaqueline Harumi | Postado em 17/12/2019 17:30:24 | Atualizado em 26/12/2019 15:58:37

Palestra de Luis Madi durante mesa redonda

O centenário da tradicional feira alemã Anuga, considerada um dos maiores pontos de encontro da indústria de alimentos e bebidas do mundo, ocorreu de 4 a 9 de outubro com participações de Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Realizada na cidade de Colônia, com próxima edição marcada para 9 a 13 de outubro de 2021, a feira deste ano contou com quase 7,6 mil expositores e cerca de 170 mil visitantes, dentre eles a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, que inaugurou o pavilhão brasileiro.

Após participar do coquetel de abertura para convidados e autoridades e o jantar de confraternização da Koelnmesse Brazil com parceiros, nos dois primeiros dias do evento, o diretor de Assuntos Institucionais do Ital integrou debate sobre desafios e oportunidades do setor de alimentos e bebidas no Brasil, ao longo da manhã do dia 6, e ministrou palestra sobre as perspectivas e tendências do setor para 2030 durante mesa redonda na tarde do dia 7, ambas atividades organizadas pela FGV Europe.

Durante sua palestra, Madi teve a oportunidade de apresentar o Ital como um todo, mencionando as unidades técnicas, as linhas de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação, a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), o recém-criado Centro de Inovação em Proteína Vegetal (PRO-VEG), o Brazilian Journal of Food Technology (BJFT) e o centro de pesquisa alemão Fraunhofer Project Center for Innovation in Food and Bioresources, sediado no Ital.

O diretor também mencionou outras iniciativas e parcerias, explicando a importância dos órgãos que compõem a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e do Agropolo Campinas-Brasil, plataforma interinstitucional fruto de projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) voltada para a inovação colaborativa, conectando Ensino Superior, instituições de pesquisa e setor privado. Aproveitou a oportunidade ainda para traçar um panorama das entidades dedicadas ao agro e especificamente aos setores de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagem.

Através de dados oficiais, mostrou os sucessivos ganhos de produtividade da agricultura e da pecuária brasileira ao longo dos anos e a relevância do País no mercado internacional, sendo campeão em produção e exportação de café, suco de laranja e açúcar, e campeão em exportação de soja, aves e carne mesmo sendo segundo em produção. Além disso, pontuou o crescimento econômico da indústria de alimentos e bebidas nos últimos quatro anos e a vice-liderança mundial na exportação de alimentos processados, que representam 50% do total das exportações de alimentos.

Em relação às tendências, destacou o trabalho desenvolvido pelo Ital desde 1999, que culminou na publicação da Série Ital Brasil Trends 2020 e desde o início do ano no Projeto Alimentos Industrializados 2030, que tem em seu escopo a expansão do site www.alimentosprocessados.com.br, novas publicações, mais ações de comunicação com a sociedade e um novo modelo de relação institucional. Outra importante menção foi feita ao Food Tech Hub Br, que é destinado ao desenvolvimento de startups de foodtech no Brasil e tem como parceiros em conhecimento e tecnologia o Ital, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as universidades públicas de São Paulo com pesquisas na área de alimentos e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como em outras oportunidades, lembrou sobre a necessidade de um Plano Nacional de Alimentação 2030 envolvendo órgãos regulamentadores e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), entidades e setor privado.