Solicite um Orçamento

Notícia
Foco no consumidor
Comer Com Ciência completa um ano incentivando escolhas alimentares conscientes no Instagram
Vídeos do perfil @comercomcienciaoficial, idealizado pelo Ital, têm em média 823 visualizações

Por Jaqueline Harumi | Postado em 15/04/2025 15:22:48

Projeto foi lançado por Luis Madi no Comer Com Ciência Experience (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O perfil @comercomcienciaoficial no Instagram completa um ano no ar nesta terça-feira (15) disseminando conhecimento e insights para estimular a consciência alimentar, sob curadoria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Nesse período, foram feitas 101 publicações nos stories e 98 no feed, sendo 44 Reels com uma média de 823 reproduções, que conquistaram quase 1,4 mil seguidores, a maioria mulheres com idade entre 25 e 54 anos. Com comunicação direta, clara, imparcial e aberta ao diálogo sobre alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, o perfil publica em média oito conteúdos por mês e ultrapassou 51,8 mil visualizações em alcance único diário.

Sob coordenação da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital, a iniciativa culminou no lançamento do projeto Comer Com Ciência seis meses depois e “tem crescido ainda mais graças a colaborações e parcerias ligadas a ciência e tecnologia de alimentos e nutrição”, ressalta Luis Madi, coordenador da PITec, que conta com uma comissão editorial e a agência Criah na produção dos conteúdos do @comercomcienciaoficial no Instagram e @comercomcienciaof no TikTok.

São exemplos Você sabe o que realmente está por trás dos alimentos industrializados? e Sim, alimentos industrializados fazem parte de uma dieta saudável!, feitos pelo perfil @bianca_nutri, da nutricionista Bianca Naves, em colaboração com o perfil @abimapi, e Armazenamento de alimentos e O arroz, o feijão e a ciência, feitos pelo perfil @agriculturasp com a pesquisadora do Ital Vera Sônia Nunes da Silva, do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), em colaboração com o perfil @aptasp.

A diretora e a vice-diretora do Núcleo de Comunicação Científica do Ital, Jaqueline Harumi e Fabiana Sabadini, são porta-vozes do perfil, tendo abordado diretamente temas como O que faz um engenheiro de alimentos?, Pão de forma contém álcool?, Desmistificando o processamento de alimentos e Você sabe como o whey protein é feito?. Ambas integram a comissão editorial, composta pela diretora de Ciência e Tecnologia, Claire Sarantópoulos, pela assistente de comunicação Natália Rodriguez e pela supervisora administrativa Adriana Seabra, além do diretor executivo da Fundepag, Airton Vialta.

Também já gravaram vídeos os pesquisadores do Ital Eloísa Garcia, diretora geral, Sílvia Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), Flávio Martins Montenegro e Patrícia Blumer da diretoria do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) e do Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat), respectivamente.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA