Por Jaqueline Harumi | Postado em 24/10/2025 17:54:36
Mais do que ser referência em ciência aplicada na América Latina em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem se dedicado a ser fonte confiável e didática de informações técnico-científicas relacionadas a essas áreas ao maior número de pessoas através do projeto Comer Com Ciência, que acaba de completar um ano com o lançamento do site comercomciencia.com.br.
No novo site, é possível consultar detalhes sobre o projeto, quem está envolvido e participações em eventos, assim como artigos dedicados a ciência e tecnologia de alimentos e publicações feitas nas redes sociais com campo de busca por assunto específico. Há ainda formulário para contato com a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital, que lidera o Comer Com Ciência.
“É um dos projetos mais interessantes que o Ital está desenvolvendo por ampliar a comunicação com a sociedade sobre ciência e tecnologia de alimentos disseminando conhecimento de forma que o consumidor consiga aplicá-lo na sua vida”, ressalta a coordenadora do Ital, Eloísa Garcia, que está entre os especialistas que colaboraram com o @comercomcienciaoficial no Instagram, criado seis meses antes do lançamento do projeto. Esse perfil já ultrapassou 150 publicações e, no último ano, mais de 66 mil visualizações – parte desses conteúdos também está disponível no @comercomcienciaof no TikTok.
“Por sermos instituição pública dedicada à evolução do setor em benefício da sociedade, temos nos dedicado bastante à curadoria dos conteúdos de forma a atender o propósito do Comer Com Ciência, que é informar sem julgar, explicar sem complicar, apresentar a ciência e tecnologia como aliada do consumidor, contribuir para a evolução do setor produtivo e a segurança alimentar, e promover o entendimento de segurança do alimento com informações científicas fundamentais”, ressalta a supervisora administrativa da PITec, Adriana Seabra, que está à frente do projeto junto ao coordenador da PITec, Luis Madi.
Completam a equipe de curadores a diretora de Ciência e Tecnologia do Ital e editora-chefe do Brazilian Journal of Food Technology (BJFT), Claire Sarantópoulos, o diretor-executivo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Airton Vialta, a chefe da Seção de Comunicação Científica do Ital, Jaqueline Harumi, a chefe substituta da Seção e coordenadora de comunicação do BJFT, Fabiana Sabadini, e a assistente de comunicação da PITec, Natália Rodriguez.
“São muitas as informações equivocadas sobre alimentos sendo difundida e o Comer Com Ciência é uma excelente oportunidade para difusão do conhecimento científico e tecnológico em uma linguagem mais palatável para o público em geral, trazendo os esclarecimentos necessários sobre os alimentos industrializados”, frisou Vialta durante a segunda edição do Comer Com Ciência Experience, evento pioneiro do Ital dedicado ao assunto reunindo profissionais do setor e comunicadores no Tropical Food Innovation Lab, ecossistema de inovação sediado no Instituto.
O encontro marcou o aniversário do Comer Com Ciência, no último dia 15, abordando a ciência e o mundo dos aromas, a importância da proteína na alimentação moderna, e processamento, evolução e aspectos nutricionais de pizzas, pães e massas, tendo como palestrantes representantes do Ital, do Tropical, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (Abifra), da Givaudan, do The Good Food Institute (GFI), do Descascando a Ciência, da PUC-Campinas, da Cargill e da AtosInova Consultoria, assim como a nutricionista Bianca Naves, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), que já fez algumas colaborações com o perfil do Comer Com Ciência no Instagram.
“Como divulgador científico, nosso papel é mostrar o quanto de ciência, tecnologia e trabalho árduo há por trás de cada alimento que chega nas nossas casas”, destacou Francisco Henrique, do Descascando a Ciência, que também integrou a programação ao lado de Paulo Camargo. “Quando a gente fala a linguagem que a sociedade entende, ela se interessa, absorve e começa a ver os produtos alimentícios de uma forma diferente””, completou Paulo.
“Achei muito interessante porque vivenciamos toda a dinâmica da concepção e produção de um alimento até as experiências sensoriais com explicações de aromas, sabores e texturas”, opinou a nutricionista Alessandra Ledo, participante do evento, que voltará a ser realizado em 2026.
“Temos nos dedicado ainda mais à pesquisa e à divulgação de fontes confiáveis com colaboração de especialistas do Ital, ampliamos o networking com outros profissionais de alimentos, bebidas, ingredientes, embalagem e áreas relacionadas, e estamos mais atuantes em eventos especializados”, explica Madi, que se dedica a estudos estratégicos e de tendências desde 2008 e mais especificamente há três anos tem se empenhado na concretização de ações de comunicação como a estreia do Ital em estande na Naturaltech, aproximando o Instituto do consumidor final e de varejistas, produtores, compradores, fornecedores, distribuidores e empreendedores nas áreas de alimentação e saúde.