Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 15/10/2020 10:00:48
Em 12 de outubro foi comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo, profissional com vasta área de atuação no meio rural e urbano e fundamental para a produção de alimentos e matérias-primas e, consequentemente, o sucesso do agro paulista e brasileiro. Para homenageá-los, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo conta a trajetória de uma de suas pesquisadoras científicas formada na área e mostra a atuação de técnicos extensionistas e de Defesa Agropecuária da Pasta.
Atualmente, 182 engenheiros agrônomos atuam como pesquisadores e servidores de apoio no Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ), além de 11 Polos Regionais que formam a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócios (Apta).
Na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), órgão responsável pela extensão rural no Estado de São Paulo, 418 engenheiros agrônomos atuam na linha de frente da Secretaria, dedicando-se à promoção do desenvolvimento rural sustentável, ao levar conhecimento, tecnologia, inovação, capacitação, assistência técnica e políticas públicas a milhares de produtores rurais. "Como resultado desse trabalho, pode-se dizer que hoje há mais sustentabilidade, cidadania, gestão, emprego, renda, qualidade de vida e segurança alimentar no campo e na cidade", avalia o engenheiro agrônomo José Luiz Fontes, coordenador da CDRS, que atua há mais de 30 anos na profissão.
Já os 274 profissionais engenheiros agrônomos que atuam junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) destacam-se por zelar pela sanidade das lavouras, pela preservação do solo agrícola, pela melhoria da qualidade de vida do produtor e do meio ambiente. No desenvolvimento de suas funções em defesa sanitária, são responsáveis por coroar o ciclo produtivo vegetal contribuindo pela sanidade das culturas e pela certificação dos alimentos que chegam à mesa do consumidor e por garantir à população, o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade, trabalhando com responsabilidade, na construção de uma agricultura cada vez melhor e competitiva.
Confira a matéria original no site da SAA.