Solicite um Orçamento

Notícia
Dia do Amendoim
Estado de São Paulo é responsável por 90% da produção nacional de amendoim
Pesquisa científica e extensão rural de SP têm importante papel na forte presença do amendoim na dieta dos brasileiros

Por Carla Gomes, Caroline Caram, Jaqueline Harumi | Postado em 13/09/2023 16:49:36 | Atualizado em 22/09/2023 16:20:02

Ao comemorar o Dia do Amendoim, 13 de setembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo destaca o crescimento do mercado nacional com expressiva participação das variedades resultantes da pesquisa e da extensão rural paulista, além da importância nutricional dos produtos que chegam aos consumidores.

As variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), através do principal Programa de Melhoramento Genético de Amendoim do Brasil, ocupam 80% da área plantada em São Paulo, principal estado produtor e responsável por 90% de todo o amendoim nacional. Nessas áreas, as cultivares IAC 503 e IAC OL3 são as mais plantadas e representam 60% do total.

Sob a liderança do pesquisador Ignácio Godoy, o Programa de Melhoramento Genético do Amendoim IAC é adequado às novas necessidades e exigências do mercado, principalmente com o desenvolvimento de cultivares de amendoim alto oleico. “Essa característica é muito importante por reduzir a rancificação do grão e aumentar a vida útil do amendoim processado, além de fazer bem para a saúde do consumidor. Os novos materiais IAC também apresentam estabilidade de produção e se destacam tanto em ambientes favoráveis como nos locais desfavoráveis”, afirma Ignácio.

Outro destaque é o crescimento expressivo da cultura do amendoim nos resultados da safra agrícola de 2022/23, que superou em 10,8% o ciclo passado, atingindo 736,3 mil toneladas, de acordo com o levantamento realizado entre 1º e 7 de junho, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati/SAA), nos 645 municípios paulistas.

O cenário internacional para o amendoim se mantém em alta com o estado de São Paulo como principal produtor nacional. As três regiões com maior expressão produtiva são Tupã (13,6%), Marília (12,7%) e Jaboticabal (12,2%).

Também merece destaque o estudo sobre aspectos relacionados à saudabilidade, bem-estar, matérias-primas e aditivos em produtos de amendoim industrializados lançado no início deste semestre pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta). Na publicação gratuita Amendoim Industrializado: nutritivo, seguro e presente na cultura brasileira, ficou constatado que 93,3% dos produtos comercializados no Brasil analisados não contêm corantes, 89,9% não possuem antioxidantes e 87,1% estão livres de conservantes. Além disso, a maioria possui características positivas como a presença de proteínas e fibras alimentares.

Confira o release no site da SAA