Solicite um Orçamento

Notícia
Economia Circular
Estratégias e governança é foco de bolsa de pós-doutorado de centro de pesquisa liderado pelo Ital
Candidatos devem se inscrever até 30 de maio para desenvolver atividades em campi da USP em Pirassununga e da Unesp em Tupã

Por Jaqueline Harumi | Postado em 16/05/2023 11:50:53 | Atualizado em 20/06/2023 09:26:59

Crédito: rapixel.com/Freepik

O Centro de Ciência para o Desenvolvimento – Soluções para os resíduos pós-consumo: embalagens e produtos (CCD Circula) está com processo seletivo aberto até 30 de maio para bolsa de pós-doutorado em Estratégias e Governança para a Economia Circular, a ser desenvolvida em parceria entre a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga, e a Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Tupã. Com financiamento público-privado, o CCD Circula é liderado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com duração de 48 meses e valor mensal de R$ 8.479,20, a bolsa PD é oferecida através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) a quem não tem vínculo empregatício nem recebe bolsa de outra entidade, tendo como requisitos doutorado concluído nos últimos sete anos em Administração, Economia, Engenharia de Produção ou áreas afins e bom domínio de fala e escrita na língua inglesa.

Também são requeridas experiências em difusão e transferência de conhecimento técnico-científico, abordagem metodológica quanti-qualitativa com emprego de softwares para análise de dados e pesquisa e publicações em economia circular, estratégia e governança de sistemas produtivos. Será valorizada ainda expertise na temática de perdas e desperdícios de alimentos (PDA), varejo de alimentos, delivery e comportamento do consumidor.

O candidato aprovado deverá desenvolver a agenda de pesquisa liderada pelos pesquisadores Vivian Lara dos Santos Silva e Gessuir Pigatto, dedicada à análise, criação e compartilhamento de soluções tecnológicas e organizacionais inovadoras para a redução de resíduos pós-consumo (embalagens e produtos), a partir da ótica do varejo de alimentos. Complementarmente, deverá contribuir em orientações e coorientações de alunos, colaborar com os demais pesquisadores do CCD no desenvolvimento de outros projetos relacionados à área de atuação da bolsa, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.

Sobre o CCD Circula

Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a destinação de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.

Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.

O CCD Circula tem como integrantes o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), líder do projeto, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), o All4Food, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os laboratórios nacionais de Nanotecnologia (LNNano) e de Biorrenováveis (LNBR) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.

Saiba mais: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/110534

Confira o release nos sites da Apta e da SAA