Ital na Mídia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Estudos melhoram fertilidade e reduzem a temperatura de solo dos pomares de acerola
Ao usar técnica, produtor rural relata aumento de 30% na produção e redução de R$ 3 mil nos custos por safra a cada hectare

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 11/03/2021 15:59:41 | Atualizado em 19/03/2021 18:17:28

De sabor único e irresistível, a acerola é rica em vitamina C e um dos objetos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na Apta Regional de Adamantina, uma das unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), são desenvolvidos estudos utilizando braquiária nas entrelinhas dos pés da fruta para melhorar a fertilidade do solo, reduzir a temperatura de solo dos pomares e, possivelmente, diminuir a ocorrência de pragas e doenças. Os trabalhos mostram que a palhada melhorou as condições de cultivo, sem impactar de forma negativa a qualidade dos frutos. Ouça podcast sobre o tema no Spotify e Soundcloud[...]

Quando houve um boom de acerola, em 1998, outro órgão vinculado à Apta, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), desenvolveu o suco de acerola em pó a partir da extração da polpa da fruta, utilizando spray dryer para secagem. “A acerola tem estabilidade muito baixa devido à oxidação da vitamina C, então possibilita o aumento da vida de prateleira", conta o pesquisador José Maurício de Aguirre, do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Ital, que afirma ser a tecnologia ainda bastante atual e viável de ser implementada. Contribuíram com o desenvolvimento Rogério Tocchini e Alba Lúcia Coelho, que já trabalhavam com suco de acerola.

Outra importante contribuição do Ital ocorreu entre 2005 e 2006, quando a produção da região de Junqueirópolis estava chegando ao fim. O pesquisador Paulo Tavares, do Fruthotec, que atuava junto à Apta Regional, e a pesquisadora Eliane Fabri, do Instituto Agronômico (IAC), também vinculado à Apta, realizaram evento de articulação da cadeia, que resultou no replantio da acerola em Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Dracena e Parapuã.

Confira a matéria completa nos sites da SAA e da Apta