Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 04/08/2020 16:22:21 | Atualizado em 12/11/2020 09:29:43
Ingrediente milenar, a farinha de trigo, utilizada há séculos no preparo de pães, hoje está presente em diversos alimentos e tem diferentes aplicações. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o consumo de farinha no Brasil é de cerca de 9 milhões de toneladas e cerca de 60% é importada, em especial da Argentina e EUA. A produção nacional atende cerca de 40% da demanda doméstica.
Uma curiosidade é que cerca de 50% do volume de consumo é destinado à produção do pão francês. Para falar dos tipos e de outras fontes de farinhas, suas aplicações, processos de produção, entre outros aspectos, entrevistamos Carla Léa de Camargo Vianna Cruz, Cristiane Ruffi, Elizabeth Harumi Nabeshima e Flávio Martins Montenegro, pesquisadores do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates (Cereal Chocotec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Além da entrevista, trazemos também informações de empresas que disponibilizam farinhas de várias fontes para uso doméstico e industrial.
Confira a matéria completa a partir da página 38 da edição 48 da revista, que deixou o nome Ingredientes e Tecnologias e passou a contar com as pesquisadoras Carla Léa e Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, no Comitê Editorial-Técnico-Científico.