AptaHub
Governo de SP inaugura novo espaço de inovação para o agro na capital paulista
A sétima unidade do AptaHub, no Instituto Biológico, completa rede de ambientes de inovação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 07/08/2024 00:00:00

Autoridades participaram da inauguração do novo ambiente, incluindo a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia (crédito: Sergio Andrade)

A rede de ambientes de inovação no agro AptaHub teve seu último espaço inaugurado hoje (7) na capital paulista. O AptaHub São Paulo está localizado no coração da Vila Mariana, no tradicional espaço de dedicação científica para o benefício da produção agropecuária: o Instituto Biológico (IB).

A cerimônia de inauguração da sétima unidade do AptaHub concluiu um ciclo de lançamentos e expansões de ambientes físicos iniciado em novembro para apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e cumprir a agenda climática.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Guilherme Piai, participou do evento e reforçou o compromisso da Pasta para incentivar inovações para o agro paulista. “Este projeto conecta o setor público à iniciativa privada, trazendo pesquisa, inovação e tecnologia, o que resulta em melhores resultados para o nosso agronegócio”, enfatiza.

Com área total de 222 m², o novo ambiente possui dois espaços que podem ser usados como laboratório multiuso. Projetado para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a transformação do agronegócio por meio de conexões, a unidade oferece áreas de trabalho colaborativo, espaço para eventos e work café.

A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com execução do Cietec e coexecução de Wylinka e ImpactHub. O investimento total do AptaHub é de R$ 13,5 milhões, entre recurso público e privado.

"A inauguração deste espaço consolida a formação dessa rede de ambiente de inovação no agro, uma iniciativa pioneira do Estado de São Paulo, que trará ainda mais visibilidade, oportunidades e avanço para as soluções inovadoras no agronegócio tropical, entregando valor para a sociedade e impactando positivamente o meio ambiente", disse o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril.

Com unidades em Campinas (4), Ribeirão Preto (1), Santos (1) e agora São Paulo (1), o AptaHub conecta empreendedores, startups, pesquisadores e empresas às sete instituições da Apta - Instituto Agronômico (IAC), IB, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.

“O AptaHub abre a possibilidade de levar o conhecimento e as inovações desenvolvidas pelos institutos da Apta de forma mais consistente para a sociedade. Nosso trabalho é gerar tecnologia, por meio da união de diversos atores, de pesquisadores a investidores. Conseguimos, assim, diminuir o tempo para o desenvolvimento de um produto ou serviço que aumente a competitividade de nosso agronegócio”, afirma Sérgio Tutui, líder de Inovação da Apta.

O AptaHub São Paulo tem capacidade para 52 posições fixas, área de trabalho colaborativo para 12 pessoas, sala de reunião com 16 posições, sala privativa com quatro posições e um espaço multiuso para realização de eventos e showroom de produtos tecnológicos.

Além dos espaços físicos, o AptaHub vai impulsionar soluções tecnológicas por meio de parcerias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e institutos de pesquisa.

Hoje o AptaHub conta com 39 startups em sua rede, com soluções voltadas para o desenvolvimento de inovações na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e o cumprimento da agenda climática.

Os interessados em participar do AptaHub podem se inscrever no link https://bit.ly/AptaHub.

Sobre o AptaHub

O AptaHub é a rede de ambientes de inovação do agro vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e à Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) - organização de pesquisa científica e tecnológica focada no agro, composta por sete Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs): IAC, IB, IEA, IP, Ital, IZ e Apta Regional.

Um hub que conecta institutos, pesquisadores, empreendedores, investidores, startups, empresas e produtores rurais de São Paulo e desenvolve soluções, a fim de apoiar e acelerar a inovação na agricultura tropical e agroalimentar em São Paulo e no Brasil e o cumprimento da agenda climática, impactando positivamente a sociedade e tornando o segmento mais competitivo, sustentável e transformador.

Com atuação centrada em espaços abertos e colaborativos em Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo e Santos, o AptaHub irá ampliar o alcance ao conhecimento e à inovação gerados pelos Institutos de pesquisa da Apta, garantir formação e educação continuada para a geração de soluções inovadoras, além de formação e aceleração de negócios, promoção de parcerias estratégicas e acesso a investimentos que possibilitem o desenvolvimento das novas tecnologias que se transformem em negócios.

O AptaHub nasceu de um edital liderado pelo governo estadual. Três organizações gerenciam este projeto: Cietec, Impact Hub e Wylinka.

Saiba mais acessando o site e acompanhe o AptaHub no Linkedin.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA.