Solicite um Orçamento

Notícia
Portas Abertas
I Festa do Cacau no Instituto Biológico destacará a importância da produção paulista de cacau
Evento ocorre neste sábado (25) e domingo (26) na sede do IB, em São Paulo, em parceria com a Associação de Moradores da Vila Mariana

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 22/03/2023 15:30:06 | Atualizado em 28/03/2023 14:44:03

O Instituto Biológico (IB), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a Associação de Moradores da Vila Mariana promovem neste sábado (25) e domingo (26) a I Festa do Cacau e 27º Instituto Biológico de Portas Abertas, a partir das 10h, tendo como entrada um quilo de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de São Paulo. No evento, crianças e adultos que plantaram e se tornaram “padrinhos” e “madrinhas” de cerca de 90 mudas de cacau em 2022 receberão informações sobre estado de conservação e cultivo das plantas adotadas. 

A festa também terá como atração oficinas de chocolate e de pintura de ovos de Páscoa e outras atividades direcionadas ao público infantil. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) estará à frente da oficina de fabricação de chocolate, ministrada pelo pesquisador Valdecir Luccas e pela técnica Maria Angélica Razzé de Carvalho, atuantes no Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), unidade técnica que há mais de 20 anos realiza PD&I de produtos e processos com foco em chocolates, balas, confeitos, cereais, pães, bolos e biscoitos. Essa atividade gratuita está alinhada à missão do Ital de contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagem em benefício do consumidor e da sociedade.

Além da parte técnica, os visitantes poderão conferir os produtos da Feira Criativa Fair&Sale, shows ao vivo e um espaço especial para a cultura indígena, que trará pintura corporal, etnojoias, artesanato, roda de conversa e contação de estórias da literatura dos povos originários (com o apoio da livraria NoveSete). Serão cerca de 70 barracas de marcas autorais, brinquedões e uma praça de alimentação junto ao maior cafezal urbano do mundo.

Programa Cacau SP

O estado de São Paulo tem cacau com amêndoas de qualidade produzido com sustentabilidade e grande potencial de produtividade, mostrando-se mais uma vez inovador e sustentável. Após intenso trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), é possível notar a evolução da área plantada com tecnologia e o aumento expressivo de produtores de diversas regiões interessados em investir na cacauicultura, que vem se firmando como alternativa viável dos pontos de vista econômico, social e ambiental.

Nasceu então o Programa Cacau SP, a partir da assinatura de protocolo de cooperação entre a SAA, por meio da Cati e dos institutos de pesquisa da Apta, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), maior autoridade em cacauicultura das Américas. O projeto visa permitir a instalação da cadeia produtiva de forma organizada no Planalto Paulista e no Vale do Ribeira.

Consórcio cacau e seringueira no noroeste paulista

O trabalho com cacau teve início com o Consórcio Cacau e Seringueira, executado pela Cati desde 2014, por meio de sua unidade de São José do Rio Preto, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da cidade (Acirp), com apoio da Fundação Cargill e da Ceplac. O projeto se tornou o marco que possibilitou o reconhecimento da região noroeste paulista como área apta ao plantio da cultura, conforme descreve o Zoneamento para Plantio de Cacau no Estado de São Paulo estabelecido pelo Mapa em 2019, e a implantação do Programa Cacau SP, com adaptação, geração e divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos.

Confira release nos sites da Apta e da SAA