Por Jaqueline Harumi | Postado em 18/09/2020 11:06:32
Com a proposta de atender as necessidades mais presentes e urgentes do setor, a quarta edição do Congresso Latino-Americano de Sorvete-Helados, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) em 17 de junho no formato on-line, contou com a parceria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que participou da programação.
O diretor de Assuntos Institucionais, Luis Madi, integrou a mesa de abertura e o coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), Raul Amaral, ministrou palestra no bloco dedicado a tendências e tecnologia, em que abordou o tema "Alimentos Industrializados 2030: A Importância do Sorvete para a Sociedade". A apresentação foi sucedida por Katherine Oliveira de Matos e Raquel Casselli, do The Good Food Institute (GFI), que falaram sobre o futuro da alimentação e oportunidades no setor, e por Fernanda Toledo, da Cargill, que palestrou sobre TrendTracker.
Assim como nos demais blocos do evento, houve debate entre os palestrantes, mediado por Cecilia D’Alessandro, consultora e facilitadora estratégica da Abis e diretora executiva do evento. Engenheiro de alimentos, economista, mestre e doutor em Administração com ênfase em Marketing, Raul Amaral falou sobre a necessidade de se derrubar mitos e preconceitos em torno dos alimentos industrializados, dentre eles os sorvetes, tão presentes na alimentação brasileira.
"A indústria se desenvolveu muito assim como o setor se desenvolveu muito entre os pares, mas não conversamos com a sociedade. Nós sabemos a importância e precisamos mostrar", pontuou o coordenador da PITec, que avalia a transparência como fundamental para conquistar a confiança do consumidor. "É um ponto que temos que martelar e trabalhar durante a próxima década inteira."
Raul Amaral também lembrou a necessidade de atenção às questões econômicas. "No nosso país hoje está claro que nossa grande restrição é renda: a maior restrição que temos no mercado. Grande parte da população se limitando a comprar arroz, feijão e alguma proteína para poder sobreviver, não passar fome, e outra buscando ainda conforto, fazer o seu churrasco, tendo o privilégio de escolher os produtos que consome", detalhou.
Ao longo do congresso, foram abordados ainda temas como geração de valor, empreendedorismo, assuntos regulatórios, Padrão de Identidade e Qualidade do Sorvete (PIQ), perfil consumidor e marketing digital, além de lançada a Campanha Nacional do Sorvete através do movimento #SorvetePode com o objetivo de promover e aumentar o consumo de sorvete.
Segundo o presidente da Abis, Eduardo Weisberg, o consumo anual de 5,50 litros por brasileiro representa ⅓ do consumido em média pelo europeu e ¼ em relação ao consumido nos Estados Unidos. "O sorvete é um alimento indulgente, que traz felicidade, alegria, bem-estar às nossas vidas e por causa disso precisa ser, cada vez mais, consumido pela população de nosso país", disse no site da entidade.