Dia Nacional do Café
Instituto Biológico abre suas portas para o lançamento do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo
Evento gratuito terá palestras técnicas e acontece na abertura oficial do tradicional Sabor da Colheita, na capital paulista

Por Comunicação SAA | Postado em 21/05/2024 14:44:39 | Atualizado em 24/05/2024 14:45:35

O lançamento do 23º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo será às 9h na próxima sexta-feira (24), data em que se celebra o Dia Nacional do Café, juntamente com a abertura oficial do evento Sabor da Colheita, no Instituto Biológico (IB-Apta), situado na Vila Mariana, em São Paulo. A população também é bem-vinda para participar da colheita de café no IB no dia seguinte (25). Ambos os eventos terão entrada livre.

O Concurso busca valorizar a excelência do café produzido em território paulista. Quaisquer cafeicultores do estado podem se inscrever gratuitamente e concorrer com amostras de café produzido no ano safra: elas devem ser entregues nas Casas da Agricultura mais próximas de seus municípios ou nas Regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Cada produtor poderá participar com apenas uma amostra em cada modalidade.

Com palestras técnicas, a manhã de lançamento do concurso terá a presença do secretário de Agricultura, Guilherme Piai. Falarão ao público os pesquisadores Aline de Oliveira Garcia, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), Sergio Parreiras Pereira e Gerson Silva Giomo, do Instituto Agronômico (IAC-Apta).

Sobre o Concurso

O Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo premia os dez melhores cafés paulistas em cada uma das cinco diferentes categorias. São provados e selecionados cafés Coffea arabica – Convencional, preparados por via seca (café natural); Coffea arabica – Convencional, preparados por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado); Coffea arabica – Convencional, preparados via fermentação induzida (café fermentado); Coffea arabica – Orgânico, independente da via processamento; e Coffea canephora, independente da via de processamento.

No ano passado, foram recebidas cerca de 400 amostras. Para este ano, são esperadas mais de 500 amostras. A seleção será realizada pela Metodologia SCA (Specialty Coffee Association).

O Concurso é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, por meio da Cati, da Apta (Apta Regional, IAC, IB e Ital) e da Câmara Setorial do Café, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Lançamento do Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo”

Data e hora: 24 de maio de 2024, a partir das 9h

Local: Instituto Biológico, Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana, São Paulo

Confira o release no site da SAA