Solicite um Orçamento

Notícia
Pós-Graduação
Ital abre processo seletivo para mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Candidatos devem se inscrever até 22 de junho pelo site institucional; aulas terão início em agosto

Por Jaqueline Harumi | Postado em 24/05/2023 17:04:22 | Atualizado em 20/06/2023 09:27:01

Análise de alimentos é um dos possíveis temas de projeto no mestrado do Ital (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) está com processo seletivo aberto para o curso de mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos com início no segundo semestre deste ano. Para concorrer a uma das três vagas, o candidato deve se inscrever até 22 de junho pelo site institucional.

Avaliado com nota 4 pelo Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC), o curso permite a atuação em duas linhas de pesquisa e os selecionados terão aulas em salas, laboratórios e plantas-piloto do Ital, sediado em Campinas e vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Há ainda a possibilidade de concessão de bolsas de estudos para alunos sem vínculo empregatício.

Na área de Qualidade e Segurança de Alimentos, é possível optar por análise de alimentos; aditivos e contaminantes de alimentos; micronutrientes, especiação química, bioacessibilidade, metais tóxicos e avaliação da exposição humana; funcionalidade biológica de proteínas, peptídeos e polissacarídeos proveniente de matrizes alimentares, e aproveitamento de subprodutos da agroindústria através de bioprocessos para obtenção de ingredientes funcionais, bioativos e seguros.

Já na área de Embalagem e Conservação de Alimentos, as pesquisas abrangem propriedades funcionais de proteínas e polissacarídeos para o desenvolvimento de alimentos; funcionalização de proteínas para o desenvolvimento de ingredientes proteicos vegetais e aplicação em produtos plant based; processamento de balas e confeitos com incorporação de ingredientes funcionais; desenvolvimento de produtos açucarados com ênfase em processos de cristalização e cocristalização e impactos nas propriedades físicas, físico-químicas e microestruturais.