Solicite um Orçamento

Notícia
Evento on-line
Ital e IP realizam curso sobre produtos de pescado à base de CMS com chef Dário Costa na programação
Com inscrições abertas, capacitação inédita inclui profissionais dos institutos, da Defesa Agropecuária de SP, do Mapa e de indústrias

Por Jaqueline Harumi | Postado em 06/08/2021 17:04:08 | Atualizado em 26/08/2021 11:40:43

Chef Dário Costa abordará aproveitamento integral dos pescados (Crédito: Divulgação)

Versáteis e seguros, os produtos cárneos obtidos do pescado por extração mecânica serão abordados nos dias 25 e 26 de agosto durante o curso on-line Processamento de Pescado à Base de CMS, fruto de parceria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) com o Instituto de Pesca (IP), vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – inscreva-se.

Voltada principalmente para profissionais da indústria de pescado, responsáveis técnicos, consultores, professores, estudantes e produtores, a capacitação inédita terá na programação o chef Dário Costa, campeão da segunda edição do Mestre do Sabor, terceiro lugar na estreia do Masterchef Profissionais e responsável pelo restaurante Paru e pelo Açougue do Mar, localizados no Mercado de Peixes de Santos, assim como pelo Madê Cozinha Autoral, também situado na cidade litorânea.

No conteúdo programático, estão ainda Lucio Akio Kikuchi, coordenador geral de Programas Especiais da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Luiz Henrique Barrochelo, fiscal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura de SP.

Completam a programação as pesquisadoras Cristiane Pinheiro Neiva, Érika Fabiane Furlan e Thaís Moron Machado, do IP, e Márcia Mayumi H. Haguiwara, do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, além de Alex Gonçalves, professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Luiz Henrique Nalini, gerente de aplicações da Ulma Packaging, e representante da Damm a confirmar.

Apoiada pela Brazilian Fish, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (Peixe SP) e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), a capacitação abordará temas como desafio da inovação do pescado no Brasil, detalhamento do processo de fabricação de CMS, aspectos ligados à qualidade da matéria-prima, à inspeção sanitária e aos padrões de identidade e qualidade dos produtos, as inovações na preparação do pescado na gastronomia e a elaboração de produtos como almôndega, hambúrguer, linguiça cozida, salsicha e prato pronto.

“Com a CMS, é possível maior recuperação da carne e agregação de valor a partes depreciadas na industrialização de diferentes espécies de peixe. Através do curso, os participantes poderão conferir, por exemplo, demonstrações de processos e aplicações específicas na planta-piloto do CTC”, ressalta o pesquisador do Ital José Ricardo Gonçalves, coordenador do evento ao lado de Márcia Mayumi e das pesquisadoras do IP Thaís Moron e Cristiane Neiva, diretora geral da instituição.

“Apesar de não ser recente, a tecnologia de CMS de pescado pode ser disruptiva, promovendo a melhoria da performance de produtos já estabelecidos e a introdução de novos com características atualmente demandas pelo consumidor como saudabilidade, praticidade, menor custo, isenção de espinhas e ossos e segurança”, completa Cristiane – confira matéria sobre a atuação do IP na área.