Solicite um Orçamento

Notícia
Apta Portas Abertas
Ital recebe público recorde com ações interativas e plantio de cacaueiro simbolizando o sucesso do Cacau SP
Participantes conheceram de perto ciência e tecnologia em embalagens metálicas e na cadeia produtiva de frutas, hortaliças, chocolate e carnes

Por Jaqueline Harumi | Postado em 22/10/2024 18:13:33 | Atualizado em 22/10/2024 18:15:01

Plantio com representantes do Ital e da Cati e alunos do Senai marcou abertura do evento no Instituto (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, registrou público recorde no 3º Apta Portas Abertas, na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Visitaram parte das instalações da instituição na sexta-feira (18) e no sábado (19) 190 pessoas agendadas e inscritas de diferentes idades e localidades.

Dentre os participantes estavam 75 alunos e professores de curso técnico da Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, de Campinas, do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), e da Escola Estadual Prof. Manoel Dias de Almeida, de Saltinho.

“Quando falamos de qualidade, de tecnologia e de inovação, a gente está falando da Apta, do Ital principalmente. Para nós do Senai é uma alegria estar aqui”, destacou Michele Scarton, instrutora do curso Técnico em Alimentos que acompanhou o plantio de uma muda de cacaueiro no início do primeiro dia.

“É uma satisfação para a gente. É um projeto do qual estamos muito orgulhosos”, afirmou o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, durante visita ao Ital no segundo dia. Também prestigiaram o evento no Instituto Orlando Melo de Castro, subsecretário de Agricultura, e Alexandre Grassi, diretor do Departamento de Extensão Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria da Agricultura de SP que lidera o programa Cacau SP em parceria com os institutos de pesquisa da Apta e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Explorando origens e sensações

As visitas foram divididas em oito grupos com boas-vindas na recepção da Diretoria Geral pela líder do Ital, Eloísa Garcia, ou pelo assessor da direção e pesquisador do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), Flávio Martins Montenegro, e encerramento no Tropical Food Innovation Lab com a própria Eloísa e o CEO do FoodTech Hub Latam, Paulo Silveira, gestor do ecossistema de inovação sediado no Ital. No espaço, também houve apresentação do recém-lançado projeto Comer Com Ciência pela Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), através da supervisora administrativa Adriana Helena Seabra.

No Cereal Chocotec, parte da equipe do Cacau SP disseminou conhecimento sobre a cadeia produtiva do cacau e do chocolate através de demonstração e experiências sensoriais com degustação. O trabalho foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Fioravante Stucchi Neto, da Cati Regional São José do Rio Preto, e pelo pesquisador Valdecir Luccas e pela agente de apoio à pesquisa Maria Angélica Razzé, do Cereal Chocotec.

“A parceria é um tremendo sucesso. O nosso chocolate, onde a gente apresenta, é considerado gourmet, de primeira qualidade. Temos empresa de grande porte querendo patrocinar e incentivar nosso projeto. É a melhor coisa que existe, sempre procurando trabalhar em equipe. E quanto mais diversificado o trabalho, maior a chance de sucesso”, frisou Grassi, que considera o plantio do cacaueiro no Ital um símbolo dessa união.

Os visitantes também conheceram os insumos, as características, os processos e os equipamentos ligados a produtos cárneos com os pesquisadores Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, Darlila Ap. Gallina, José Ricardo Gonçalves e Márcia Mayumi Harada Haguiwara, no Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), podendo provar ao final snacks de carne de frango da Jack Link’s, do grupo JBS.

No Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), a agente de apoio à pesquisa Fabiola Guirau Parra Toti e a técnica de laboratório Jaqueline de Lima Sampaio Cavalcante apresentaram produtos à base de frutas desidratadas e hortaliças em conserva, como são desenvolvidos e equipamentos envolvidos no processamento, e os participantes puderam degustar banana e lichia desidratadas e barras alimentícias.

Já o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) recebeu os visitantes no Laboratório de Embalagens Metálicas, onde as pesquisadoras Taiane Bonfante de Faria e Gabriela Cestari expuseram materiais e características desse tipo de embalagem para diferentes categorias de produtos.

Inspiração profissional

Estudante da Escola Técnica de Paulínia (Etep), Ingryd Susane de Moraes Carlos saiu motivada para seguir carreira na área de atuação do Ital. “Achei muito interessante e estou interessada em cursar Engenharia de Alimentos por conta das visitações. Aprendi muita coisa e foi uma experiência maravilhosa”, contou.

Igualmente motivadas com a experiência ficaram as estudantes Tainá Moraes Timóteo, Lara Cassiano Horta e Heloisi de Queiroz, da Escola Senai. “Foi muito legal, bem dinâmico”, comentou Tainá. “É um lugar enorme e surpreendente: a tecnologia e tudo o que abrange. Foi muito enriquecedor e muito interessante conhecer e ver de perto”, continuou Lara. “Agregou muito para o nosso conhecimento. A gente pôde conhecer áreas inovadoras cheias de tecnologia, áreas que nem imaginava ter tanta tecnologia. Foi um grande aprendizado e a gente agradece muito o Ital e o Apta Portas Abertas”, finalizou Heloisi.

Reconhecimento

“Foi uma experiência incrível. Sempre tive curiosidade de conhecer os trabalhos feitos no Ital e fiquei muito feliz que tenha um órgão cuidando para que os alimentos que chegam na nossa mesa tenham a mais pura qualidade”, opinou Fernando Elias Paixão, que visitou o Instituto no sábado com a família. “Gostei muito. Foi uma visita maravilhosa e no próximo ano estaremos aqui de novo”, afirmou sua companheira, Elieide Ronqui Paixão. “Gostei muito do chocolate”, disse a filha Evangeline. “Quero voltar aqui sempre”, complementou o filho Artur.

A opinião positiva foi compartilhada pela família de Carlos de Souza. “Amamos a visita. Não conhecíamos por dentro como era o Ital e ficamos impressionados com a infraestrutura, com o nível dos profissionais e com a paixão que todo mundo apresentou os ambientes. Foi muito interessante”, declarou o empresário, que destacou a apresentação de Paulo Silveira. “Adoramos o espaço e fiquei impressionado com o nível de tecnologia. Tudo muito moderno”, completou, fazendo referência ao Tropical Food Innovation Lab. A companheira Paula de Almeida e o filho Leonardo elogiaram também a pesquisadora Ana Lúcia, cuja apresentação consideraram perfeita. “É um orgulho para a cidade”, opinou Paula.