Solicite um Orçamento

Notícia
Reconhecimento
Oito embalagens de aço são premiadas por júri com participação de pesquisadora do Ital
Sílvia Dantas integrou comitê de jurados do 5º Prêmio de Embalagens de Aço, dedicado aos lançamentos dos últimos dois anos

Por Jaqueline Harumi | Postado em 31/10/2019 17:36:51 | Atualizado em 05/12/2019 13:48:20

O 5º Prêmio de Embalagens de Aço, dedicado a projetos lançados nos últimos dois anos, teve como vencedores oito dentre mais de 40 projetos inscritos nas categorias aplicação diferenciada, design, inovação, melhor litografia, praticidade, tampa para embalagens diversas e sustentabilidade. A seleção de finalistas e definição do resultado ficou à cargo de comitê composto de representantes de agências de design, entidades setoriais, fornecedores de matéria-prima e institutos de pesquisas, como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“É muito importante para o setor de embalagens metálicas como momento de união e busca comum de crescimento”, frisa a pesquisadora Sílvia Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, que representou a instituição na edição deste ano. “É fundamental estar próximo, fazer e renovar contatos e conhecer o que o mercado está fazendo. É um momento interessante também pois recebemos retorno sobre a importância dada ao nosso trabalho por várias empresas”, completa.

Foram vencedoras as embalagens Lata Frango Seara da JBS, pela Aplicação Diferenciada; Lata Chocolat Du Jour da Brasilata e Lata Safra Especial Cooxupé da Meister, pelo Design; Balde 12 litros para cerveja da CMP pela Inovação; Lata Granola Natubom da Brasilata pela Litografia; Lata Leão Fuze da Meister, pela Praticidade; Tampa Wildflower da Silgan White Cap, dentre as tampas para embalagens diversas, e Lata 18 litros Anjo Tintas da CMP, pela Sustentabilidade. Além disso, a jornalista Lucélia Monfardini da Revista Paint & Pintura foi destaque com a matéria “Benefícios Ambientais”.

Para Sílvia, a categoria sustentabilidade é a que mais chamou a atenção. “Além de ser indispensável no momento que vivemos, envolveu como critério também a comunicação na embalagem: é interessante para que não haja divulgações erradas que poderiam enganar o consumidor”, detalha.

A presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), organizadora do Prêmio, considera que os projetos vencedores são merecedores. “Apesar do período de crise, o setor de latas de aço se reinventa e se renova ano a ano”, discursou Thais Fagury durante cerimônia de premiação, na última quarta-feira (23), em São Paulo. Na oportunidade, além de Sílvia, esteve presente a pesquisadora Fiorella Dantas, que também atua no Cetea.