php // if (strpos($_SERVER['REQUEST_URI'], '/posgraduacao') === false) : ?>
Por Jaqueline Harumi | Postado em 31/10/2019 17:36:51 | Atualizado em 05/12/2019 13:48:20
O 5º Prêmio de Embalagens de Aço, dedicado a projetos lançados nos últimos dois anos, teve como vencedores oito dentre mais de 40 projetos inscritos nas categorias aplicação diferenciada, design, inovação, melhor litografia, praticidade, tampa para embalagens diversas e sustentabilidade. A seleção de finalistas e definição do resultado ficou à cargo de comitê composto de representantes de agências de design, entidades setoriais, fornecedores de matéria-prima e institutos de pesquisas, como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
“É muito importante para o setor de embalagens metálicas como momento de união e busca comum de crescimento”, frisa a pesquisadora Sílvia Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, que representou a instituição na edição deste ano. “É fundamental estar próximo, fazer e renovar contatos e conhecer o que o mercado está fazendo. É um momento interessante também pois recebemos retorno sobre a importância dada ao nosso trabalho por várias empresas”, completa.
Foram vencedoras as embalagens Lata Frango Seara da JBS, pela Aplicação Diferenciada; Lata Chocolat Du Jour da Brasilata e Lata Safra Especial Cooxupé da Meister, pelo Design; Balde 12 litros para cerveja da CMP pela Inovação; Lata Granola Natubom da Brasilata pela Litografia; Lata Leão Fuze da Meister, pela Praticidade; Tampa Wildflower da Silgan White Cap, dentre as tampas para embalagens diversas, e Lata 18 litros Anjo Tintas da CMP, pela Sustentabilidade. Além disso, a jornalista Lucélia Monfardini da Revista Paint & Pintura foi destaque com a matéria “Benefícios Ambientais”.
Para Sílvia, a categoria sustentabilidade é a que mais chamou a atenção. “Além de ser indispensável no momento que vivemos, envolveu como critério também a comunicação na embalagem: é interessante para que não haja divulgações erradas que poderiam enganar o consumidor”, detalha.
A presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), organizadora do Prêmio, considera que os projetos vencedores são merecedores. “Apesar do período de crise, o setor de latas de aço se reinventa e se renova ano a ano”, discursou Thais Fagury durante cerimônia de premiação, na última quarta-feira (23), em São Paulo. Na oportunidade, além de Sílvia, esteve presente a pesquisadora Fiorella Dantas, que também atua no Cetea.