Solicite um Orçamento

Notícia
Transferência de Conhecimento
Princípios da Ciência e Tecnologia de Carnes são abordados em capacitação on-line inédita do Ital
Com duração de três dias e inscrições abertas, curso contará com a CDA, outro órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Por Jaqueline Harumi | Postado em 15/10/2020 09:12:37 | Atualizado em 19/10/2020 17:33:08

Cortes cárneos bovinos estão dentre as aulas práticas em vídeo (Crédito: Fabiana Rezende/Ital)

Os princípios da Ciência e Tecnologia de Carnes serão abordados ao longo de três dias em curso on-line inédito do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que está com inscrições abertas até segunda-feira (19). A capacitação teórica com aulas práticas em vídeo ocorrerá de 20 a 22 de outubro, coordenada pelo Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, unidade que possui 44 anos de experiência em segurança e qualidade de carnes e produtos cárneos.

Além dos pesquisadores Manuel Pinto Neto, Márcia Mayumi Harada Haguiwara, José Ricardo Gonçalves e Renata Bromberg e da assistente técnica Márcia Regina Cucatti Alves, do CTC, representa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento o diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Bruno Bérgamo Ruffolo.

A programação inclui ainda a diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Charlí Ludtke, e os professores Sérgio Bertelli Pflanzer Junior, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Também ministram aulas Marcos Bisinella, consultor especialista em carnes suínas e embutidos, Andréa Mesquita, CEO do Território da Carne, Bruna Bonato Turriziani, engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF, e Antonio Guimarães e Rodolfo Moreira, representantes comerciais da Multivac do Brasil.

“Uma das vantagens desse formato de curso é a sua abrangência, podendo atender em todos os pontos do País e até mesmo do Exterior de forma bastante eficiente. Com práticas incluídas em forma de vídeo, é possível acompanhar em detalhes processos e metodologias”, ressalta Manuel Pinto Neto, um dos coordenadores da capacitação, que tem como requisito mínimo curso técnico ou graduação incompleta na área. “Nosso objetivo é proporcionar conhecimento para crescimento em funções técnicas na linha de abate, no processamento primário e no controle de qualidade de carnes”, finaliza.