Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Programa de Pós-Graduação do Ital realiza sua primeira defesa totalmente on-line
Alternativa foi oferecida aos alunos em virtude do período de isolamento social face à Covid-19

Por Jaqueline Harumi | Postado em 16/04/2020 10:08:21 | Atualizado em 16/04/2020 10:09:02

Em virtude do período de isolamento social face à Covid-19, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, passou a oferecer como alternativa para os pós-graduandos a realização de defesas de dissertação a distância. A primeira defesa 100% on-line aconteceu no último dia 31. O aluno Caetano Troiani foi aprovado e receberá o título de mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

“A coordenação do Programa, seguindo orientação da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior], nos deu a escolha entre adiar a defesa ou fazê-la por videoconferência”, conta Silvia Germer, pesquisadora do Ital e orientadora de Troiani. “Decidimos fazer, pois a dissertação já havia sido entregue para a banca, e foi uma alternativa excelente”. Para a orientadora, a defesa utilizando plataforma on-line funcionou perfeitamente, permitindo a apresentação do trabalho com arguição das três integrantes da banca.

O trabalho desenvolvido por Troiani contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e teve como tema o aproveitamento de resíduos do processamento de manga para elaboração de ingrediente de alto valor nutricional voltado à alimentação humana.

De acordo com Silvia, realizar a defesa no prazo previsto foi positivo no âmbito do PPG e, principalmente, para o mestrando. “Cumprimos o estabelecido, o que gera indicadores favoráveis para o Programa, e também foi importante para o aluno, que precisa defender para poder seguir com sua carreira profissional”, narra a pesquisadora, lembrando que isso também agiliza o processo de publicação de artigos científicos relacionados ao trabalho.

Segundo a coordenadora do PPG, Silvia Tfouni, há mais uma defesa marcada para acontecer no formato on-line, no entanto a tendência é que boa parte dos pós-graduandos aproveite o prazo extra cedido pela Capes para aprimorar seus trabalhos. “As aulas, no momento, estão suspensas, em virtude de as disciplinas contarem com muitas atividades práticas”, informa, acrescentando que, dependendo do andamento da situação, serão estudadas alternativas possíveis e as funções administrativas ocorrem via teletrabalho.

Confira a matéria completa