Liderança
Secretaria de Agricultura reforça protagonismo feminino no agro
Metade dos cargos de chefia dos institutos paulistas de pesquisa agropecuária é ocupada por mulheres

Por Comunicação SAA, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 08/03/2023 15:27:11 | Atualizado em 22/03/2023 15:30:18

Eloísa Garcia é a primeira mulher a liderar o Ital (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Com metade dos cargos de chefia de seus institutos de pesquisa ocupada por mulheres, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo relembra neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a importância do trabalho feminino no incremento ao agronegócio e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo.

Já não é mais novidade que mulheres são parcela essencial em posições estratégicas da agroindústria e na pesquisa científica do agro de SP e do Brasil. E a representação feminina tem crescido cada vez mais em cargos e funções para o setor.

A pesquisa “Elas fazendo história”, realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) em 2021, aponta que a maioria das empreendedoras do setor está em postos de liderança. A pesquisa concluiu que 59,2% das mulheres na área são proprietárias ou sócias, 30,5% são diretoras, gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras. Além disso, 57% das pesquisadas participam ativamente de sindicatos e associações rurais.

Mulheres na vanguarda do agronegócio

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Agricultura de SP entrevistou nomes de destaque no seu quadro de servidoras, dentre elas Eloísa Garcia, diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

Referência em P&D nas áreas de alimentos e embalagem, com mais de 40 anos de atuação, a pesquisadora integra lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do campo e em 2019 tornou-se a primeira mulher a liderar o Ital.

Para Eloísa, as mulheres se identificam bem com a carreira científica, seja pelo desafio intelectual ou pela satisfação de contribuir com avanço do conhecimento e com a evolução da sociedade. Ela pontua que a pesquisa científica é um desafio, pois há picos de carga de trabalho e de responsabilidade.

Confira o release original completo nos sites da SAA e da Apta