Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/10/2021 18:15:11 | Atualizado em 16/11/2021 20:25:00
Com o intuito de popularizar a ciência e mostrar a importância dessa atividade, anualmente é realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em que instituições de pesquisa apresentam de forma simples e divertida os trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores e como eles impactam o dia a dia de todas as pessoas. Os institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo não ficam de fora dessas atividades e neste ano realizarão uma série de palestras envolvendo temas que abordam a produção de alimentos e suas relações com o solo, além de jogos dedicados a estudantes do Ensino Médio com informações a respeito dos alimentos processados, segurança, tipos e embalagens, além do consumo e destinação.
De acordo com Sergio Tutui, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), as atividades on-line buscam levar um pouco do que os institutos de pesquisa ligados à Agência e a à Secretaria de Agricultura fazem para a população em geral. “A pesquisa científica está em todos os momentos do nosso dia e é fundamental para avançarmos enquanto sociedade, para resolver problemas e pensar em soluções futuras. Os institutos de pesquisa ligados à Apta foram e são essenciais para o Brasil alcançar altos índices de produtividade e fazer um agro sustentável, seguro e saudável. Atividades como essa são importantes para que a população conheça a relevância do nosso trabalho”, afirma.
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) integrará a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas com a atividade educativa Viva a Tecnologia de Alimentos, que poderá ser acessada através do site da instituição a partir de segunda-feira (4), às 9h, até quinta-feira (7), às 15h.
Composta por vídeos e jogos dedicados à Ciência e Tecnologia de Alimentos, com envolvimento das pesquisadoras Izabela Alvim e Fabiana Ramos, a atividade é destinada a estudantes do Ensino Médio de Campinas e aborda alimentos processados, segurança dos alimentos, tipos de alimentos e embalagens, consumo e destinação.
Os participantes receberão pontuação por seu desempenho e quem estiver no topo do ranking será premiado com um kit de alimentos. Já a escola do primeiro colocado receberá publicações da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital voltadas à disseminação de conhecimento sobre alimentos industrializados.