saopaulo.sp.gov.br

Notícia
Seminário do ITAL debate aplicação de embalagens com atmosfera modificada para conservação e aumento de vida útil de alimentos

Postado em 29/05/2018 09:38:52

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) através do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) organizou o seminário “Embalagens com Atmosfera Modificada para Alimentos” para discutir o potencial de aplicação de embalagens com atmosfera modificada para conservação e aumento de vida útil de alimentos no mercado brasileiro. O evento foi realizado na sede do Instituto, em Campinas entre os dias 16 e 17 de maio de 2018

A pesquisadora do Instituto, Claire Sarantopoulos, que coordenou o seminário, contouque a tecnologia discutida no evento deve ser cada vez mais explorada no Brasil. “Na Europa e nos EUA, o método já é usado para aumentar a durabilidade e manter a qualidade de várias categorias de alimentos”, disse.

Para Célia Freitas, Gerente de Desenvolvimento de mercado da Terphane, a parceria com o CETEA/ITAL é muito valiosa, pois envolve todos os elos da cadeia de embalagens. 

O Gerente de Vendas da StePac, Ivo Tunchel, relatou que o trabalho conjunto com o Instituto vem de longos anos, o que demonstra seriedade e envolvimento com a indústria de embalagens.

Edson Basílio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, afirmou que trabalhar em parceria tem como principal objetivo estar presente no mercado de alimentos e ajudar a aprimorar a cadeia. Para ele “O ITAL é uma referência no setor de alimentos”. O diretor da Poli Instrumentos, Rodrigo Affonso, também considera o ITAL como um Instituto de referência e conta que é muito gratificante trabalhar nessa parceria; sua empresa recebeu no mínimo 40 solicitações de contato e cotação só com a participação no Seminário de “Embalagens com Atmosfera Modificada para Alimentos”.

Por fim, Rodolfo Moreira da Multivac afirma que “os patrocinadores têm um papel fundamental na realização de um evento científico e tecnológico. Assim, os participantes entenderão a importância tanto na teoria, quanto na prática”. Luis Henrique Franco da Ulma Packing diz que o acesso ao conhecimento dos benefícios e da implantação desta tecnologia pode motivar o mercado a intensificar o desenvolvimento dos seus “estudos de caso”, trazendo assim importantes oportunidades de negócios.

Cerca de 100 participantes, entre profissionais acadêmicos representantes de empresas renomadas do setor de embalagens de alimentos. 

 

 

Notícias Relacionadas

Notícia
02/06/2020 17:11:27
Processo Seletivo
Ital oferece bolsa de pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos


Ital na Mídia
02/06/2020 17:02:27
Venture Hub
Veja como foi o lançamento TechStart Food Innovation


Notícia
07/05/2020 17:02:31
Anvisa
Regulamentação de produtos alimentícios integrais é tema de consulta pública


Ital na Mídia
02/06/2020 16:27:19
Embanews
A logística e suas interações com a embalagem


Ital na Mídia
02/06/2020 15:39:30
CarneTec
Ciência e Processamento da Carne - Novos Desenvolvimentos