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Notícia
Sol, calor e sorvete
Alimento refrescante tem imagem trabalhada para melhorar o consumo no País

Postado em 16/02/2007 00:00:00

#Além de pelo carnaval, a imagem do Brasil no exterior é marcada pelas praias exuberantes, pelo clima tropical, pelo verão ensolarado. É de se esperar, portanto, que um alimento refrescante como o sorvete tenha um alto consumo nas terras brasileiras. Mas isso não é totalmente verdade. Segundo dados da Abis (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete), o Brasil está na décima segunda colocação entre países produtores do alimento e em consumo mundial, atrás de lugares conhecidos pelo frio, como Finlândia, e pelo inverno rigoroso, como o Canadá. Pode parecer estranho, mas é justamente nessa estranheza que reside uma das explicações para os números de consumo e produção. Aqui, ao contrário de em outros lugares do mundo, associa-se o sorvete ao verão e ao calor, o que faz a ingestão cair em outras épocas do ano. #Assim, elucidar a razão de o potencial do alimento não ser integralmente aproveitado passa por uma explicação cultural em torno do sorvete. “O consumo no Brasil é muito baixo porque aqui associamos o sorvete só ao verão e seu consumo só à sobremesa”, esclarece a pesquisadora do GEPC (Grupo de Engenharia e Pós-colheita) Márcia Soler, autora de publicações sobre o produto. Diante dessa percepção, a Abis, junto às indústrias do setor, está empreendendo um esforço no sentido de mudar a imagem do sorvete de refresco ou guloseima para alimento. As empresas também estão interessadas nessa alteração, já que o objetivo final é elevar o consumo do sorvete no País. Além disso, um trabalho relativo a uniformização da qualidade também está sendo feito. Para isso, foi criado o Selo Abis de Qualidade, que certificará as empresas que atendem os requisitos de segurança alimentar. E o ITAL firmou, em dezembro de 2006, uma parceria com a associação que renderá treinamentos e trabalhos na área de processamento. #Com relação às tendências de pesquisa e do mercado, Márcia enfatiza os produtos vendidos em caixas com unidades e a adaptação de nossos sorvetes aos mercados externos, com o intuito de aumentar a exportação – com destaque para aqueles à base de frutas tropicais. No feriado de carnaval, portanto, aproveite para se refrescar com esse gostoso alimento. E, quando a folia e o verão acabarem, continue desfrutando do sorvete. Material produzido pela Assessoria de Comunicação Foto: Antônio Carriero Mais informações: 19.3743.1757