Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Viva Bem | UOL
Tem problema comprar alimentos com embalagem danificada?
Se violadas, furadas, rasgadas e enferrujadas devem ser descartadas, pois deixam os alimentos expostos a contaminações

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 02/02/2021 18:16:17 | Atualizado em 02/02/2021 19:04:41

Quem nunca fez uma compra de supermercado e, quando chegou em casa, notou que a embalagem do alimento não estava em perfeitas condições? A pressa do dia a dia ou falta de atenção na hora de pegar o produto podem nos impedir de ver garrafas, latas, potes e pacotes violados, levemente estufados, com partes amassadas ou enferrujadas, com furos, sulcos e vazamentos. Quando detectamos esses danos, ficamos em dúvida se o alimento está seguro para o consumo.

[...] Assim como acontece com as embalagens de papelão, pequenos amassados podem não expor o alimento aos compostos químicos que constituem a estrutura metálica da lata, segundo o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para evitar contaminações, a indústria aplica uma camada de verniz ou esmalte específico, cuja função é isolar o metal, de modo que ele não passe para o alimento.

Só que dependendo da extensão da deformação, a película de verniz pode se romper, deixando esse alimento em contato direto com metais da lata como o alumínio e suas ligas, folhas de aço cromadas e folhas-de-flandres, compostas por estanho, aço de baixo teor de carbono e ferro. O problema é que esse rompimento que pode provocar uma reação de corrosão, contaminando o produto. Além disso, o impacto pode causar microfissurras na lata, deixando a comida desprotegida.

Confira a matéria completa

Notícias Relacionadas

Notícia
11/12/2020 15:06:03
Oportunidade
Ital oferece bolsa jovem pesquisador em Contaminação de Alimentos por Embalagens


Notícia
19/09/2008 00:00:00
Nota de esclarecimento – Reportagem HPAs no óleo de soja


Notícia
05/10/2007 00:00:00
Calor exige mais cuidados com alimentos


Tags