Solicite um Orçamento

Ital na Mídia
Agronews
Vamos conhecer 08 curiosidades sobre a soja
Quem vê uma semente de soja, de meio centímetro de diâmetro, não imagina o tanto de história que ela carrega nem o tamanho de seu potencial produtivo e econômico

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 19:10:59 | Atualizado em 17/05/2021 23:55:42

Descoberta há cerca de 5 mil anos, a soja saiu do Oriente para a Europa e só chegou ao Brasil no fim do século XIX. Hoje é a planta mais cultivada no País, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Dentre as curiosidades sobre essa oleaginosa, está sua forte presença nos alimentos industrializados.

Da soja, vêm subprodutos como o óleo utilizado na formulação de margarinas, maioneses e molhos (de tomate e para salada). “O shoyu com que se tempera o sushi, aliás, nada mais é do que um fermentado de soja”, afirma o biólogo e doutor em genética de microrganismos Airton Vialta, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Essa oleaginosa também está presente em derivados como leite, farelo (para ração animal), farinha (ingrediente de pães, biscoitos, macarrão e produtos infantis), lecitina (ajuda a misturar óleo e água em chocolates e no leite em pó) e isolados proteicos, usados em sopas, bebidas e subprodutos de carne.

Confira matéria completa