Solicite um Orçamento

Notícia
13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica expõe projetos desenvolvidos nos institutos da Secretaria de Agricultura
Coordenado pelo Ital neste ano, evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho no IAC

Postado em 24/07/2019 17:58:16 | Atualizado em 23/08/2019 11:53:32

Um terço dos 155 projetos de pesquisa que serão apresentados no 13º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (Ciic 2019) foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento será realizado nos dias 30 e 31 de julho no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), sob coordenação do Ital.

Além dos dois institutos, são responsáveis pela realização do congresso o Instituto de Zootecnia (IZ) e a Apta Regional, todos vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria. Também são realizadores a Embrapa Meio Ambiente, a Embrapa Informática Agropecuária e a Embrapa Territorial, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ao todo serão apresentados 38 trabalhos orais e 117 pôsteres de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) e Inovação Tecnológica (Pibiti) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação de pesquisadores das sete instituições. Do total, o Ital fará dez apresentações e exibirá 36 pôsteres.

No primeiro dia, os bolsistas do Ital abordarão os impactos da adição da fibra de laranja em hambúrguer elaborado com carne bovina (9h30), a obtenção, caracterização e atividade biofuncional dos peptídeos de girassol (10h45) e a avaliação da durabilidade química de frascos de vidro Tipo I para produtos injetáveis disponíveis no mercado (11h45).

Já no segundo dia, serão apresentados o efeito de diferentes teores de óleo vegetal em características físicas de sorvetes contendo concentrado proteico e soro de leite em pó com hidrólise da lactose (8h), a migração de ftalatos e DIPN de embalagens celulósicas para alimentos secos (9h), a determinação de antioxidantes em embalagens plásticas para produtos farmacêuticos (9h30), a abordagem holística das características sensoriais de bebidas de limão (11h) e o impacto da substituição de cloreto de sódio por cloreto de potássio na segurança microbiológica de mortadelas conservadas em temperatura ambiente (11h30).

Ao longo da tarde, será a vez dos trabalhos sobre desidratação de cascas de manga por drum drying e seu desempenho de diferentes variedades e avaliação do resíduo industrial (14h15) e sobre correlação entre as propriedades reológicas e físicas de biscoitos enriquecidos com proteínas de feijão azuki (15h15).

“É uma oportunidade para o público em geral conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas instituições através dos estudantes, que representam o futuro da pesquisa. Para os bolsistas, serão dois dias de intercâmbio de conhecimento e aquisição de experiência, fundamental para se consolidarem como porta-vozes do valor da pesquisa e inovação”, ressalta a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, que estará presente na abertura do evento.

Confira a programação completa