Óleos & Gorduras
Clean label desponta como tendência
Oportunidades, desafios e esclarecimentos sobre um nicho de mercado que atrai cada vez mais os consumidores que desejam saudabilidade, bem-estar e sustentabilidade

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 24/09/2020 20:56:08

A busca por uma dieta saudável vem resultando em novos alimentos com diversos claims nutricionais. O estudo Brasil Ingredients Trends 2020 do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, revelou um mercado consumidor brasileiro em transformação, que levará a novos desafios e trará boas oportunidades para a indústria.

Foram identificadas três tendências de consumo no que diz respeito à seleção e à forma de utilização de ingredientes para a formulação de produtos, bebidas e suplementos alimentares com apelo à naturalidade: a rejeição de ingredientes de risco e de produtos muito processados com itens desconhecidos, além da incorporação de novos ingredientes com valor nutritivo ou funcionalidade benéfica para a saúde.

Nesse cenário destacam-se os alimentos denominados clean label ("rótulo limpo"). Com um conceito bastante amplo, dentre os propósitos estão: transparência nas informações contidas na rotulagem nutricional, formulações com menos ingredientes, dando preferência aos naturais, livres de aditivos, conservantes etc.

Além disso, os produtos clean label podem ser produzidos dentro de uma lógica sustentável, alinhados aos atuais anseios dos consumidores por uma mudança de postura das empresas em relação aos cuidados com o meio ambiente.

O coordenador técnico da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital (PITec), Raul Amaral Rego, fala sobre alguns mitos, os desafios e esclarece importantes aspectos sobre esse mercado.

Confira a entrevista completa na edição 34 da revista.