saopaulo.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

Ital na Mídia
Óleos & Gorduras
Clean label desponta como tendência
Oportunidades, desafios e esclarecimentos sobre um nicho de mercado que atrai cada vez mais os consumidores que desejam saudabilidade, bem-estar e sustentabilidade

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 24/09/2020 20:56:08

A busca por uma dieta saudável vem resultando em novos alimentos com diversos claims nutricionais. O estudo Brasil Ingredients Trends 2020 do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, revelou um mercado consumidor brasileiro em transformação, que levará a novos desafios e trará boas oportunidades para a indústria.

Foram identificadas três tendências de consumo no que diz respeito à seleção e à forma de utilização de ingredientes para a formulação de produtos, bebidas e suplementos alimentares com apelo à naturalidade: a rejeição de ingredientes de risco e de produtos muito processados com itens desconhecidos, além da incorporação de novos ingredientes com valor nutritivo ou funcionalidade benéfica para a saúde.

Nesse cenário destacam-se os alimentos denominados clean label ("rótulo limpo"). Com um conceito bastante amplo, dentre os propósitos estão: transparência nas informações contidas na rotulagem nutricional, formulações com menos ingredientes, dando preferência aos naturais, livres de aditivos, conservantes etc.

Além disso, os produtos clean label podem ser produzidos dentro de uma lógica sustentável, alinhados aos atuais anseios dos consumidores por uma mudança de postura das empresas em relação aos cuidados com o meio ambiente.

O coordenador técnico da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital (PITec), Raul Amaral Rego, fala sobre alguns mitos, os desafios e esclarece importantes aspectos sobre esse mercado.

Confira a entrevista completa na edição 34 da revista.

Notícias Relacionadas

Notícia
22/10/2020 16:23:26
Oportunidade
Ital oferece bolsa de pós-doutorado em Ciência de Alimentos com foco em metabólitos fúngicos


Ital na Mídia
20/10/2020 10:05:16
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Yes, nós temos banana!


Notícia
19/10/2020 17:32:25
Evento gratuito
Webinar do Ital com Fraunhofer IVV aborda uso de resíduos agroindustriais para alimento e aplicações


Notícia
16/10/2020 19:13:29
Transferência de Conhecimento
Institutos da Secretaria de Agricultura de SP integram semanas de Ciência, Tecnologia e Inovação


Notícia
16/10/2020 14:41:49
CIIC 2020
Dezoito trabalhos de iniciação científica ligados à Secretaria de Agricultura são reconhecidos


Tags