saopaulo.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

Notícia
Difusão de Conhecimento
Cura de produtos cárneos com compostos vegetais é tema de webinar gratuito oferecido pelo Ital
Evento do órgão da Secretaria de Agricultura de SP acontece na quarta-feira (7) com especialistas renomados dos EUA

Por Jaqueline Harumi | Postado em 05/07/2021 18:10:03 | Atualizado em 08/07/2021 13:05:01

Cura garante segurança, sabor e cor em produtos cárneos (Crédito: 8photo/Freepik)

O uso de compostos vegetais como alternativas para a cura natural de produtos cárneos será abordado em evento on-line internacional gratuito na quarta-feira (7), às 16h, marcando a primeira entrega tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – inscreva-se. Até o fim do ano serão oito entregas do Ital pelo Programa de Metas do Governo do Estado.

“A cura é um dos processos mais importantes na fabricação de produtos cárneos para garantir segurança e ao mesmo tempo sabor e cor. E os vegetais ricos em nitrato submetidos à fermentação são alternativas para substituir o nitrito sintético. Apesar de serem usados há anos no exterior, no Brasil não temos regulamentação específica, sendo essencial a avaliação da segurança microbiológica dos produtos tradicionais reformulados com esses substitutos”, explica Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, pesquisadora responsável pela entrega do aprimoramento desse processo e diretora do Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Ital, que passa por adequação de seu Laboratório de Microbiologia para realização de testes de desafio a ser concluída em dois meses.

Assim, o objetivo do webinar é difundir conhecimento através de experts no assunto, os doutores Rodrigo Tarté, professor assistente e diretor do Certificate Studies in Meat Science da Universidade de Iowa, e Kathleen Glass, diretora associada do Food Research Institute da Universidade de Wisconsin-Madison. Eles falarão sobre ingredientes naturais para cura de produtos cárneos, abrangendo histórico, aplicação e requisitos regulatórios nos EUA, e sobre segurança microbiológica dos produtos cárneos curados naturalmente.

Na abertura do evento, que terá tradução simultânea, estarão presentes Ana Lúcia de Paula Viana, diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fatima D'Elia, secretária executiva da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam), e Sergio Tutui, coordenador da Apta, além da diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, e da diretora do CTC, Ana Lúcia Lemos.

Notícias Relacionadas

Notícia
22/09/2021 12:31:23
Segundo ciclo
Após acelerar nove startups, TechStart Food Innovation recebe inscrições até domingo


Ital na Mídia
13/09/2021 11:06:50
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Bolsistas dos institutos de pesquisa da Apta recebem o Prêmio “Futuro Cientista” do CIIC 2021


Notícia
03/09/2021 09:22:03
Agregação de valor e sustentabilidade
Da conserva tradicional a sopa e patê: versatilidade do palmito é explorada pelo Ital


Notícia
27/08/2021 18:57:44
Transferência de Conhecimento
Ingredientes e nutrientes de 90 hambúrgueres industrializados são analisados em novo estudo do Ital


Notícia
26/08/2021 11:40:26
Transferência de Conhecimento
Pioneiro em P&D de drageados, Ital é referência para fabricantes de versões doces e salgadas


Tags