V International Food Tech Forum
Evento internacional sediado no Ital aborda desafios e possibilidades da inovação em alimentos
Painéis abordarão temas como nutrição, inteligência artificial, cadeias sustentáveis e inclusivas e eficiência nas cadeias de suprimentos.

Por Gustavo Almeida | Postado em 05/06/2024 00:00:00 | Atualizado em 28/06/2024 15:56:53

O coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, participa da mesa de abertura (crédito: Antonio Carriero)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sedia, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6), o V International Food Tech Forum. O evento vem se consolidando como o mais importante da América Latina na área de FoodTechs e a programação deste ano conta com temas como inovação colaborativa, nutrição e inteligência artificial, cadeias sustentáveis e inclusivas e eficiência nas cadeias de suprimentos, entre diversos outros tópicos. Os painéis discutem o que há de mais novo em cada um desses assuntos a nível mundial, contando com debatedores de relevância global.

Paralelamente ocorre a 4° edição da FoodTech Expo, que reúne startups disruptivas do país e latinoamericanas. As expositoras participam do Foodtech Global Challenge, no qual, a partir da escolha do público, as cinco startups mais votadas serão selecionadas para um pitch final, com um corpo de jurados que incluia a diretora de Ciência e Tecnologia do Ital, Claire Sarantopoulos, definindo a vencedora.

Para início dos trabalhos, a diretora-geral do Ital, Eloísa Garcia, deu as boas-vindas ao público e parabenizou a organização do evento, centrada no Foodtech hub latam, pela pertinência do tema escolhido para a V edição: A indústria de alimentos resiliente, colaborativa e inclusiva. "É uma indústria de alimentos que está se estruturando para o futuro", comentou Eloísa.

Representando o secretário de Agricultura de SP, Guilherme Piai, na mesa oficial de abertura, o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, ressaltou em sua fala que a cidade de Campinas é um verdadeiro hub de inovação em diversas áreas, notadamente alimentação e agricultura, e que as unidades da Apta na região contribuem para o sucesso desse ecossistema. "Temos uma missão, no Brasil, de alimentar o mundo, e para isso precisamos desenvolver tanto a parte agrícola quanto a de processamento, industrial. É, para nós, uma responsabilidade muito importante na área da pesquisa", pontuou o gestor.

Nabil realçou o AptaHub, ecossistema de inovação que vem sendo implementado pela Apta, como um novo esforço da Agência nesse sentido e lembrou que, no mês passado, o Ital passou a sediar um dos ambientes de inovação da rede - serão sete, ao todo, distribuídos em quatro cidades paulistas. O coordenador da Apta também mencionou o Tropical Food Innovation Lab, centro de pesquisa e desenvolvimento inaugurado no ano passado no Instituto, como uma iniciativa de destaque. “O Tropical Food Innovation Lab é um exemplo de sucesso: inovador, no sentido de fazer diferente e buscar novos caminhos", afirmou.

A mesa inicial contou ainda com as participações do CEO do Foodtech hub latam, Paulo Silveira, da pesquisadora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Fabiana Alves, do diretor executivo da ABIR, Alexandra Horta, e do secretário municipal de Finanças de Campinas, Aurílio Caiado, que representou o prefeito Dário Saadi.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA.