Por Gustavo Almeida, editado por Jaqueline Harumi | Postado em 01/10/2025 19:21:58 | Atualizado em 01/10/2025 19:24:15
Onze cidades paulistas sediarão neste mês, o Apta Portas Abertas, evento anual gratuito de divulgação científica e transferência do conhecimento da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Além da capital paulista,recebem atividades Campinas, Nova Odessa, Andradina, Pariquera-Açu, São Roque, Itapetininga, Cananéia, Pirassununga, Ubatuba e Votuporanga.
Com uma programação diversa e abrangente, a quarta edição do evento será realizada de 17 a 19 de outubro para aproximar a população da ciência, tecnologia e inovação presente no agro, valorizando todos os elos da cadeia produtiva de alimentos.
Como são muitas as pesquisas científicas sendo desenvolvidas pelas instituições públicas paulistas e aplicadas para transformar o setor no Brasil e até em outros países nas áreas de produção e sanidade vegetal e animal, pesca, tecnologia de alimentos, conservação ambiental e análises econômicas agrícolas, os programas são diversos, ficando até difícil escolher. Mas, com planejamento, é possível aproveitar muitas atividades.
Na sexta-feira (17), o público em geral pode começar o tour pelo Centro da cidade de São Paulo, no Instituto de Economia Agrícola (IEA), para conhecer os trabalhos desenvolvidos e a exposição Memória IEA, que retrata momentos da história dos 80 anos da instituição, e realizar visita guiada pelo edifício Ermírio de Moraes, que também é sede da Secretaria de Agricultura – só precisa lembrar de se inscrever antes.
Perto da Capital, a Apta Regional de São Roque é uma ótima pedida para o mesmo dia. Na fazenda, o público terá a oportunidade de conhecer trabalhos inovadores voltados à produção orgânica e agroecológica, com foco em vitivinicultura.
Acordando cedo no sábado (18), dá para aproveitar parte do dia em Campinas, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e no centenário Instituto Agronômico (IAC).
No Ital, será possível interagir com o corpo técnico explorando curiosidades sobre produtos alimentícios, aproveitamento de subprodutos, alimentos funcionais, corantes naturais e artificiais, contaminantes e os diferentes tipos de embalagens, além de aproveitar degustações, área de alimentação, atividades interativas e passeio guiado por plantas-piloto e laboratórios, mediante disponibilidade de vagas.
No IAC, também haverá mostra de pesquisas desenvolvidas, mas relacionadas a solos, clima, frutas, cana, grãos, tubérculos e outras culturasmelhoradas durante seus 138 anos de história. O visitante poderá conhecer ainda a Biblioteca IAC, um verdadeiro tesouro do conhecimento agrícola nacional, e apreciar toda a beleza do parque e seus prédios históricos.
Antes do fim do dia, ainda é possível passar em Nova Odessa para aproveitar as atividades preparadas pelo Instituto de Zootecnia (IZ), incluindo atrações culturais e food trucks. Até as 17h, será possível encontrar informações sobre as diferentes cadeias de produtos de origem animal, com foco na importância da água e apresentação de projetos como o Aquapec, que une produção de peixes, gado e agrícola com reaproveitamento dos recursos hídricos, e a Estação de Tratamento e Valoração de Efluentes, representada por maquete.
E domingo também é dia de Apta Portas Abertas. Voltando para a Capital, nas sedes dos institutos Biológico (IB) e de Pesca (IP), na Vila Mariana, pesquisadores e técnicos mostrarão como funcionam suas atividades, tanto nas áreas de pesca, aquicultura e recursos hídricos do IP, quanto de sanidade animal e vegetal e controle biológico do IB. A equipe do IEA também acompanhará o público nas visitas monitoradas ao seringal e ao maior cafezal do mundo em área urbana, que terão Roda de Conversa sobre aspectos históricos, econômicos e culturais do café na cidade e no estado de SP.
Para aproveitar essas e outras atividades do 4º Apta Portas Abertas, a população deve ficar atenta à programação completa de cada Instituto, que estará disponível em breve nos canais oficiais de comunicação, e fazer o roteiro que mais se adequa à sua agenda.
Sobre a Apta
A Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) é o órgão responsável por coordenar as atividades de pesquisa científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em sua estrutura estão presentes sete Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), com unidades distribuídas por todas as regiões do estado: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.