Postado em 26/03/2008 00:00:00
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da ISO 9001, norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA, da secretaria de Agricultura e Abastecimento) foi uma das primeiras instituições públicas do País a se certificar segundo a norma, em março de 1998. O fato significou, principalmente, a conscientização dos funcionários para a importância da busca contínua pela qualidade e mais controle e organização da documentação dos processos que são realizados no ITAL – pesquisas, ensaios, cursos abertos, publicações, serviços tecnológicos etc. Completando dez anos de certificação, o Instituto contabiliza os benefícios relacionados a ela. Um dos principais é a satisfação do cliente externo, medida por pesquisa realizada anualmente. Em 1996, o índice estava em 72,6%; em 1998, atingiu 81,7%; entre os anos 2002 e 2005, flutuou entre 89,1% e 89,9%; e, em 2006, superou o patamar de 90%, chegando a 90,5% em 2007. “Isso demonstra que o cliente percebe a importância de um trabalho de qualidade e reconhece o trabalho que o ITAL faz hoje. Muitos clientes que conquistamos ao longo dessa trajetória estão fundamentados também no fato de trabalharmos dentro de programas da qualidade reconhecidos mundialmente”, afirma o representante da direção no Sistema de Gestão da Qualidade (RA) do ITAL, Rodrigo Otávio Teixeira Neto. O ITAL foi recertificado na norma na versão NBR ISO 9001:2000 e foi agraciado com alguns prêmios relacionados à qualidade. Dois que podem ser destacados são o Prêmio Banas de Qualidade – considerado o Oscar da qualidade brasileiro – em 2000, e a Medalha de Prata no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, outorgada pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG). Além disso, possui atualmente 173 ensaios habilitados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e 19 acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial); os 192 ensaios estão, ainda, de acordo com a NBR ISO/IEC 17025, dedicada a requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração. A trajetória do ITAL até a certificação O Diretor Geral do Instituto na época da certificação, Nelson José Beraquet, lembra um dos vários motivos que levaram o ITAL a optar por ela. “Os conceitos de qualidade e qualidade total estavam ficando muito fortes na indústria brasileira. Sentíamos que, se o ITAL era um instituto que iria trabalhar com a indústria, teria que estar compatível com as tendências que estavam ocorrendo”, afirma. Deste modo, partindo mais de uma percepção possível pelo contato com o setor produtivo e da vontade de organizar o ambiente interno do que de uma demanda concreta, o Instituto começou a trabalhar a questão de maneira mais sistematizada. Verificou-se a necessidade de contratar uma empresa de consultoria para auxiliar no cumprimento da tarefa e a entidade escolhida para fazê-lo foi o Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário). As informações dos consultores eram repassadas a todos os funcionários. A consultoria do Sebrae culminou no primeiro programa de 5Ss no Instituto. A metodologia japonesa preconiza os sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina e, em sua primeira aplicação, já mudou a “cara” do Instituto. A certificação segundo a ISO se mostrou oportuna naquele momento para que as melhorias alcançadas com a aplicação do programa 5Ss não fossem perdidas. Obtida a certificação, em 1998, os reflexos já puderam começar a ser sentidos. “Tivemos que quebrar uma série de paradigmas, mas o ganho de qualidade que o sistema trouxe para a Instituição foi visível”, exemplifica Paulo Roberto Nogueira Carvalho, primeiro RA do ITAL. “Todos os processos passaram a ser feitos dentro de procedimentos padronizados. Isso facilita o trabalho, o treinamento das pessoas e garante qualidade e segurança maiores com relação aos resultados”, reforça Teixeira Neto. Mesmo com os bons resultados e a obtenção da certificação, a comemoração deve ser conciliada com a busca pela melhoria contínua. O RA ressalta que o mesmo esforço empreendido na obtenção da certificação deve ser mantido no dia-a-dia, para que as conquistas não sejam perdidas, para as recertificações e na ampliação do escopo de certificações e habilitações do ITAL. Material produzido pela Assessoria de Comunicação Mais informações: 19.3743.1757