php // if (strpos($_SERVER['REQUEST_URI'], '/posgraduacao') === false) : ?>
Por Jaqueline Harumi | Postado em 15/05/2025 09:52:52
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até 29 de maio para pós-doutorado dedicado à reciclagem de poliolefinas pós-consumo para embalagens de alimentos, bebidas e cosméticos no Brasil considerando o cenário brasileiro.
A bolsa mensal de R$ 12 mil financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é vinculada ao Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula).
“O bolsista deve ter especial interesse em atuar com esses materiais plásticos. Por fazerem parte do dia a dia através de embalagens para diversos produtos como alimentos e cosméticos, sacolas e filmes plásticos, é imprescindível garantir cada vez mais sua reciclabilidade”, ressalta a pesquisadora Marisa Padula, responsável pelo projeto a ser executado por 24 meses no Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, localizado em Campinas-SP.
O selecionado também deve auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com pesquisadores do CCD no desenvolvimento de outros projetos em temas correlatos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.
Para se candidatar, é preciso ter concluído doutorado há menos de sete anos Ciência, Tecnologia ou Engenharia de Alimentos, Química, Engenharia Química ou áreas relacionadas, assim como ter graduação em Ciência ou Engenharia de Alimentos, Biologia, Bioquímica, Química, Engenharia Química ou similar, dentre outros requisitos detalhados no site do Ital e no site da Fapesp.
Sobre o CCD Circula
Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a redução e revalorização de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.
Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.
O CCD Circula tem como integrantes pesquisadores do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), instituição sede, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) Pirassununga, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP São Paulo, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Tupã e da Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.
Saiba mais: https://ccdcircula.org.br/
Confira o release no site da SAA