Solicite um Orçamento

Notícia
ITAL promove curso de Cálculo de Processos Térmicos

Postado em 10/07/2017 12:02:24

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), por meio do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC), promoverá no mês de agosto o curso de Cálculo de Processos Térmicos. As aulas serão nos dias 22, 23 e 24 na sede do Instituto em Campinas e o público-alvo são profissionais atuantes na área de processamento térmico de alimentos.

O curso abordará a avaliação de processos de esterilização e pasteurização em relação à segurança microbiológica dos alimentos. “Nosso objetivo é apresentar as ferramentas adequadas para o correto dimensionamento e para a avaliação de processos térmicos assépticos e convencionais”, afirma Maria Isabel Berto, Diretora do GEPC.

A Diretora lembra que todos os produtos esterilizados devem passar por processo térmico suficiente para eliminar os micro-organismos patógenos e deteriorantes que poderiam gerar intoxicações ou alterar o produto na temperatura ambiente. Por essa razão, esses produtos têm prazo de validade estendido, fato observado, por exemplo, no caso do leite esterilizado, que tem maior durabilidade do que um leite pasteurizado, que requer refrigeração para a sua conservação.

As inscrições podem ser feitas direto no website: http://www.ital.sp.gov.br/gepc/, até o dia 18 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: gepc@ital.sp.gov.br, ou ainda pelo telefone: (19) 3743-1834.

Atualmente o ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é a única instituição na América do Sul reconhecida pelo FDA (Food and Drug Administration) para realizar treinamento específico nessa área. “Nosso expertise é pesquisa e inovação em processos térmicos, visando a segurança do alimento que chega à mesa do consumidor”, finaliza Maria Isabel.