PDIP
Ital recebe inscrições até segunda-feira (31) para bolsa pós-doc dedicada a proteínas vegetais
Oportunidade é ligada a Engenharia, Tecnologia ou Ciência de Alimentos, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins

Por Jaqueline Harumi | Postado em 25/07/2023 14:53:45 | Atualizado em 17/08/2023 14:19:38

Candidato deve ter experiência em ao menos duas das seguintes áreas: química de alimentos, análises físico-químicas e extração, caracterização e/ou avaliação de proteínas (crédito: Antonio Carriero/Ital)

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas até segunda-feira (31) para o processo seletivo de uma bolsa de pós-doutorado dedicada a novas fontes de proteínas vegetais com funcionalidade tecnológica e nutricional. O selecionado atuará no Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Instituto, localizado em Campinas.

Vinculada ao Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, a oportunidade é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e terá duração até março de 2024, com valor mensal de R$ 9.047,40 isento de imposto de renda e reserva técnica de 15% do valor anual.

Além de graduado em Engenharia, Ciência ou Tecnologia de Alimentos, Farmácia, Biotecnologia ou áreas afins, o candidato deve ter doutorado finalizado em uma dessas áreas há menos de sete anos e não pode ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra instituição.

A vaga também exige conhecimento de ferramentas estatísticas e da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação, assim como produção científica em periódicos indexados e habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com grupo de pesquisa multidisciplinar. Será dada preferência a quem tiver experiência fora do Brasil e em ao menos duas das seguintes áreas: química de alimentos, análises físico-químicas e extração, caracterização e/ou avaliação de proteínas.

Além de se dedicar a projeto específico liderado pela pesquisadora Mitie Sônia Sadahira, que atua no Fruthotec e é pró-reitora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Ital, o bolsista deve colaborar em outros projetos relacionados à sua área de atuação, auxiliando inclusive na orientação e coorientação de alunos e na redação e revisão de trabalhos científicos, assim como contribuir para a transferência de tecnologia e conhecimento.

Confira o release nos sites da Apta e da SAA