Eventos gratuitos
Parceria do Ital com Unicamp e USP resulta em série de webinars sobre ingredientes saudáveis
Serão quatro seminários online às quartas-feiras, em semanas alternadas, abordando lipídeos especiais, extratos fenólicos, proteínas doces e fibras e proteínas vegetais

Por Jaqueline Harumi | Postado em 15/06/2020 19:05:06 | Atualizado em 22/07/2020 11:20:03

Conhecimentos, tecnologia e novos ingredientes para alimentos e bebidas mais saudáveis serão apresentados e discutidos a partir desta semana em eventos onlines gratuitos promovidos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp) e a Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP).

Ao todo serão quatro webinars na chamada Série Ingredientes Saudáveis para Alimentos e Bebidas, que acontecerá às quartas-feiras, às 16h, em semanas alternadas, com apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e da Mentto, empresa que transmitirá os eventos. Para receber os links das transmissões, é necessário inscrever-se na página da série.

Na estreia, na próxima quarta-feira (17), serão abordados os lipídeos especiais. Em julho ganharão destaque os extratos fenólicos (1º), as proteínas doces e fibras (15) e, por fim, as proteínas vegetais (29). O primeiro webinar será mediado pela pesquisadora e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo, e terá como convidados Gabriela Alves Macedo, professora da FEA-Unicamp, e Valdecir Luccas, pesquisador do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates (Cereal Chocotec) do Ital.

“São encontros destinados a ajudar na compreensão de temas como biotecnologia, formas de produção de ingredientes e seus efeitos para a saúde, bem como pré-requisitos para uso e desafios na aplicação”, ressalta Gisele, que está à frente da iniciativa, cujas áreas abordadas compõem a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), parceria do Ital com a Unicamp e a USP, envolvendo consórcio de empresas. “É uma oportunidade de contextualização, mas também de incentivo a startups, indústrias de alimentos, associações, pesquisadores e empreendedores a contarem conosco”, complementa.

A proposta de implantação da PBIS foi enviada à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e está em fase de avaliação se integrará os Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo (NPOP-SP), no âmbito do Programa Ciência para o Desenvolvimento. “Estamos confiantes da relevância da plataforma pela missão de desenvolver a indústria de alimentos com integração dos sistemas produtivos, uso de matérias-primas nacionais, aproveitamento de subprodutos e descartes, através da aplicação de processos biotecnológicos sustentáveis para produção de alimentos e bebidas”, finaliza Gisele.