Atuação Estratégica
Secretário de Agricultura de SP preside reunião da Caisan no Ital
Francisco Matturro ressaltou pioneirismo e referência do instituto nas áreas de interesse da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar

Por Jaqueline Harumi | Postado em 20/07/2022 00:00:00 | Atualizado em 03/01/2023 13:51:58

Diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, fez apresentação do trabalho do Instituto na reunião (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Sob presidência do secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de SP (Caisan) se reuniu na manhã desta quarta-feira (20) no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas, para sua sexta reunião ordinária. O encontro teve como principal foco a atuação estratégica nas áreas de interesse da Caisan. Durante a visita, os presentes puderam conhecer parte dos laboratórios do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA) do Ital, órgão de pesquisa vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Gosto de trabalhar onde as coisas acontecem. O Ital trabalha para melhorar a qualidade e aumentar a vida dos alimentos, além de garantir a segurança nutricional. E nós temos esse instituto de envergadura em SP, mantido com recursos do Estado. Precisamos gerar resultados para a sociedade", ressaltou Matturro, lembrando que a cada R$ 1 investido na pesquisa agropecuária do Estado, R$ 16,23 retornam para a sociedade, segundo dados do mais recente Balanço Social da Apta.

Pela Secretaria de Agricultura também estiveram presentes o secretário executivo, Adriano Quércia Soares, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, e o subsecretário de Segurança Alimentar, Celso Matsuda, ao lado de representantes e convidados das secretarias de Administração Penitenciária, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Social, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, Justiça e Cidadania, Logística e Transportes, Saúde, Orçamento e Gestão, e Turismo e Viagens.

Para mostrar como o Ital atua, a diretora geral da instituição, Eloísa Garcia, lembrou que o órgão nasceu do Instituto Agronômico (IAC), em 1963, num contexto de crescimento da produção agrícola e consequente necessidade de redução de perdas dos alimentos produzidos. “Quando se tem perda do alimento impacta não só a economia, mas o meio ambiente. Não é só produzir, só entregar: tem que ser seguro e ser saudável”, destacou. Ela também detalhou a multidisciplinaridade e abrangência de atuação do Instituto, que é laboratório credenciado e está à frente de relevantes ações junto aos demais órgãos do Governo de SP, como análises de amostras das refeições do programa Bom Prato desde sua criação e de cestas básicas distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade desde o ano passado.

Após considerações dos presentes em torno da temática, pesquisadores do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA) do Ital apresentaram os laboratórios de Microbiologia, Biologia Molecular, Análise Sensorial, Microscopia, Análises Físicas e Análises Químicas – Bromatologia, Bioquímica, Resíduos e Contaminantes, Inorgânicos ICPs, Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida. A visita foi conduzida pela diretora do CCQA, Roseli Ferrari, com apoio dos pesquisadores Beatriz Thie Iamanaka, Josué José da Silva, Kátia Cipolli, Gina Cardozo, Marcelo Morgano e Sílvia Tfouni.

Confira o release no site da SAA