Solicite um Orçamento

Notícia
Bolsistas
Ciic 2022 premia trabalhos de iniciação científica de destaque no agro paulista
Com objetivo de dar visibilidade à pesquisa científica realizada pelos bolsistas que atuam nas instituições, congresso é uma oportunidade dos estudantes apresentarem seus projetos à comunidade científica do agro

Por Comunicação Apta | Postado em 23/09/2022 00:00:00 | Atualizado em 03/01/2023 14:34:05

As diferentes instituições participantes da 16ª edição do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (Ciic), que ocorreu on-line nos dias 30 e 31 de agosto, premiaram os melhores trabalhos apresentados por seus bolsistas de dois programas do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq): Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Os reconhecimentos foram concedidos de acordo com a modalidade de bolsa e de apresentação do trabalho (oral e pôster). Com o objetivo de dar visibilidade à pesquisa científica realizada pelos bolsistas que atuam nas instituições, o Congresso é uma oportunidade dos estudantes apresentarem seus projetos à comunidade científica do agro.

Sob coordenação do Instituto Agronômico (IAC), integraram a edição 2022, os Institutos de Tecnologia de Alimentos (Ital), Biológico (IB), de Pesca (IP) e de Zootecnia (IZ), todos ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, além de três unidades da Embrapa: Territorial, Meio Ambiente e Agricultura Digital. Ao todo foram expostos 115 pôsteres e realizadas 45 apresentações orais de 173 bolsistas inscritos. Participaram, pela Apta, 51 bolsistas do IAC, 41 do IB, 31 do Ital, 10 do IP e 14 do IZ. Das unidades da Embrapa, foram 26 participantes no total.

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Das oito apresentações orais e 22 pôsteres de bolsistas vinculados ao Ital, três de cada categoria foram premiados. Receberam o prêmio "Futuro Cientista" pelas apresentações orais realizadas, Milena Ferreira Táccola, bolsista via Pibic orientada por Fabiana Andrea Barrera Galland, Fabiana de Andrade Farias, bolsista via Pibiti orientada por Renata Bromberg, e Maria Júlia Viscondi Silva, bolsista via Pibic orientada por Guilherme de Castilho Queiroz.

Completam a lista de premiadas do Ital, por seus pôsteres, Naira Hanzawa Lavinas, bolsista via Pibic orientada por Izabela Dutra Alvim, Camila Rodrigues Fozzatti, bolsista via Pibiti orientada por Rosa Vercelino Alves, e Letícia Leal Lemos, bolsista via Pibic, orientada por Míriam Gonçalves Marquezini.

Fabiana Farias pesquisou isolamento e caracterização de bacteriófagos quanto ao seu potencial antimicrobiano sobre bactérias patogênicas de interesse para carnes e produtos cárneos. Já Maria Júlia abordou a reformulação de produto sustentável com foco na isenção de açúcares adicionados, enquanto Milena trabalhou com a caracterização de hidrolisados do soro do leite e a avaliação da bioatividade in vitro e em cultura de células.

Camila, por sua vez, pesquisou filmes à base de biopolímeros de alginato de sódio e pectina reforçados com nanosílica, e Letícia, o efeito da cura natural na germinação de esporos de Clostridium perfringens durante o resfriamento prolongado em modelo cárneo. Por fim, Naira investigou como vencer o desafio da solubilidade de micropartículas obtidas por spray drying.

"Possuía apenas conhecimento básico em microbiologia e proteínas, sendo totalmente leiga em cultura celular, linhagens, neuroinflamação etc., então não consigo nem mensurar o quão importante foi todo esse conhecimento adquirido durante o processo", conta Milena, premiada que está no último semestre do curso de Tecnologia em Processos Químicos, pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec) e afirma ter tido muito apoio e ajuda de sua orientadora e dos colegas da equipe.

Como sua única experiência profissional era como menor aprendiz na área administrativa da Prefeitura de Campinas, Milena contou com a ajuda também da bolsista Fapesp Juliana dos Santos Espíndola, aluna do mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Ital, sendo grande sua vontade em seguir na pesquisa científica. "Mesmo se eu mudar de área, a ciência me ensinou muito a ter paciência, ser resiliente e não desistir nunca. São ensinamentos que levamos para a vida toda", avalia.

Aluna do sexto período de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a premiada Naira já tinha conhecimento sobre o assunto que pesquisou, mas como uma tecnologia para a área de aditivos. "Nunca tinha estudado a fundo, além das aulas nas disciplinas. A iniciação científica e a parceria com a doutora Izabela me proporcionaram conhecimentos avançados que não o teria apenas na graduação, além de olhar crítico, autonomia para decisões e desenvolvimento para escrita de artigos que era algo que sentia falta na minha carreira", relata a bolsista, que contou também com a ajuda da pesquisadora do Ital Ana Lúcia Fadini.

Após passar por estágio na área de qualidade e processamento em uma indústria de pescados e a atuar como consultora e gerente de projetos de empresa júnior na faculdade, Naira espera continuar a trilhar esse novo caminho aberto pela iniciação científica. "Dentre todas as áreas, a científica foi a que eu mais me identifiquei. Dessa forma, continuarei não só no projeto por mais um ano como pretendo seguir carreira nessa área".

Instituto Biológico

O IB participou do Ciic 2022 com 41 trabalhos, sendo nove apresentações no formato oral e 32 em pôster, e os pesquisadores Mário Eidi Sato, Giane Serafim da Silva e César Junior Bueno participaram da comissão organizadora. A bolsista Giovana Silva dos Santos, orientada pelo pesquisador Pedro Luís Ramos-González, recebeu o título de melhor apresentação na categoria oral do IB, com o trabalho "Detecção de vírus transmitidos por ácaros Brevipalpus em ornamentais no Brasil: Identificação de uma nova estirpe de ClLSV". "Não estava esperando, foi uma grande surpresa", afirma Giovana. A jovem, que está no 6º período do curso de Ciências Biológicas, disse que participar do Congresso foi uma oportunidade incrível e que pretende dar seguimento ao trabalho com ornamentais, especialmente orquídeas, de preferência na Unidade Laboratorial de Referência em Biologia Molecular Aplicada (ULRBMA), onde realiza seu estágio.

O prêmio da categoria melhor pôster foi da bolsista Fernanda Rodrigues da Silva, orientada por Ana Eugênia de Carvalho Campos, pesquisadora e diretora geral do IB, com o projeto Efeito de toxicidade dos fungos endofíticos de oliveira (Olea europaea) contra o fungo mutualístico de formigas-cortadeiras (Formicidae: Attini). Fernanda, também aluna do 6º período de Ciências Biológicas, conta que os colegas de curso ficaram muito felizes com a premiação, uma vez que ela é a única da turma a fazer iniciação científica. "Tenho aprendido muito nesse estágio", relata ela, ressaltando que pretende continuar os estudos e que mestrado e doutorado estão em seu horizonte.

Além da condecoração do Ciic, o Programa Pibic/CNPq/Instituto Biológico premiou os três primeiros colocados do IB em cada categoria, como forma de reconhecimento e incentivo aos bolsistas, abrangendo: os trabalhos orais de Giulia Tozetti Zorzenon, "Caracterização de oito espécies de ácaros predadores da família Phytoseiidae com o uso de marcadores moleculares", e de Lucas Justino Arantes, "Testes in vitro com nematódeo Steinernema rarum para o controle biológico do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus"; os pôsteres de Alyx Santos de Freitas, "Ácaro predador Typhlodromus transvaalensis como agente de controle biológico de Brevipalpus yothersi", e Melina Mara Martinez Garcia, "Controle de ácaros Tetranychus urticae com uso de extratos vegetais em associação com ácaros predadores da família Phytoseiidae".

Outros institutos da Apta

Na categoria apresentação oral, o IZ teve como premiada Mayara Gonçalves da Silva, orientada pela pesquisadora Lenira El Faro Zadra. Segundo Mayara, seu trabalho "Ultrassonografia da morfometria de tetos de vacas em lactação submetidos a diferentes técnicas de pós dipping" busca contribuir para a prevenção da mastite bovina. "Essa experiência para minha carreira significa novas portas de pesquisas futuras e conhecimento científico aprimorado", ressalta a estudante de Medicina Veterinária.

Também premiada por sua apresentação oral, a bolsista do IP Mariana Frank teve boas impressões quanto à participação no evento. "Participar do Ciic foi uma experiência enriquecedora e desafiadora. O evento trouxe temas e possibilidades na ciência que eu não conhecia e com as apresentações, que na maioria das vezes possuíam uma linguagem clara, consegui ampliar o meu conhecimento através de informações baseadas em resultados confiáveis. Apresentar no congresso foi desafiador, mas a sensação de ter contribuído para que a ciência chegue para todos, de maneira clara e objetiva, é gratificante", comenta.

Mariana, que foi orientada pela pesquisadora do IP Rubia Tomita, disse que ser premiada é "reconfortante" para quem está na iniciação científica. "Ser recompensada através da ciência, que em muitos momentos não é valorizada da maneira que deveria ser, me estimula a querer continuar pesquisando e divulgando resultados", enfatiza.

Organizador da edição, o IAC, com 13 apresentações orais e 38 pôsteres, distribuiu aos seus bolsistas premiações diferentes para cada categoria de bolsa. Os bolsistas Pibic a receberem o Prêmio Maria Beatriz Perecin de Iniciação Científica' foram João Pedro Martinelli, pela apresentação oral do trabalho "Controle de plantas daninhas em citros: interação entre roçadoras e herbicidas", e Keyciani Barbosa, por seu pôster "Gesso na cultura do amendoim submetido a diferentes manejos de solo em palhada de cana: efeitos sobre produtividade e qualidade dos grãos".

Já o prêmio IAC - Inovação, destinado aos bolsistas Pibiti, ficou com Flávia Tricai, na modalidade oral, e Fernanda Marqueto, dentre os pôsteres. Flávia foi agraciada pelo trabalho "Análise molecular e fenotípica de eventos elite de Citrus sinensis geneticamente modificado em condições de campo", e Fernanda, por "Utilização de bactérias benéficas na promoção de crescimento e na tolerância de MPB de cana-de-açúcar sob condições de estresse hídrico".

O 16º Ciic aconteceu em parceria com o CNPq e teve apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). No site do evento é possível acessar a lista completa de premiados, os vídeos com as apresentações e os anais com os trabalhos publicados.