Solicite um Orçamento

Notícia
Transferência de Conhecimento
Ital prevê realizar 59 eventos em 2022 com retomada de capacitações presenciais
Órgão da Secretaria de Agricultura de SP já está com inscrições abertas para os cursos de fabricação de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas e de requeijão cremoso

Por Jaqueline Harumi | Postado em 28/12/2021 12:31:43 | Atualizado em 11/02/2022 18:59:28

Pesquisadora Maria Isabel Berto durante BPCS Training, que está dentre as capacitações presenciais previstas para 2022 (crédito: Antonio Carriero/Ital)

Referência na transferência de conhecimento em ciência e tecnologia de alimentos, bebidas e embalagem, o Instituto Tecnologia de Alimentos (Ital) retomará a realização de eventos presenciais em 2022, mantendo, no entanto, a maioria on-line diante do sucesso do formato adotado durante a quarentena: os 49 cursos realizados em 2021 tiveram um total de 2.016 participantes com média de satisfação de 96% – também foram ofertados seis cursos in company para 182 profissionais e 11 webinars para 4.976 espectadores.

Vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a instituição de pesquisa prevê realizar 59 capacitações entre 8 de março e 2 de dezembro – confira o calendário completo. “Estamos preparados para retomar os eventos presenciais de forma segura para todos os envolvidos e ofertar recursos audiovisuais mais adequados às necessidades da equipe técnica e dos participantes graças a investimentos feitos pelo governo estadual e pela Fundepag no projeto que denominamos Ital ON”, frisa a diretora do Centro de Comunicação e Transferência de Conhecimento do Ital (Cial), Ana Maria Godoy.

Laticínios e Engenharia de Processos

Já estão com inscrições abertas os cursos presenciais teórico-práticos de fabricação de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas e de requeijão cremoso, previstos para 25 de maio e 22 de novembro, sob coordenação do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat). Além de um curso on-line focado em fabricação, defeitos e inovação de queijos Minas Frescal, Mussarela e Prato, completam o calendário de eventos da unidade técnica outros dois cursos presenciais da área de Engenharia de Processos: Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes - BPCS Training, de 2 a 6 de maio, e Cálculo de Processos Térmicos: Pasteurização e Esterilização, de 4 a 7 de julho.

Carnes e produtos cárneos

O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), por sua vez, se organiza para concretizar somente capacitações presenciais com os cursos Processamento Tecnológico de Carnes I a IV, de 6 a 8 de abril, de 22 a 24 de junho, de 3 a 5 de agosto e de 19 a 21 de outubro – confira a programação.

Projeto Sanitário

Por ser sede regional do European Hygienic Engineering & Design Group (EHEDG), entidade europeia que agrega fabricantes de equipamentos, indústrias de alimentos, institutos de pesquisa e autoridades de saúde pública, o Ital planeja promover presencialmente a primeira edição do curso básico de projeto sanitário em 22 e 23 de março e a quinta edição do curso avançado de 13 a 15 de setembro.

Embalagem

Já o maior evento presencial planejado para 2022 é a 12ª Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis, fruto de parceria do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) com a Tappi, associação dos Estados Unidos que engloba os setores de papel e de embalagens celulósicas e flexíveis de todo o mundo. Realizada a cada dois anos, a conferência ocorreu excepcionalmente on-line em março deste ano e deverá ocorrer em seu formato original de 20 a 22 de setembro. A expectativa dos organizadores é atingir um público de 150 pessoas.

O Cetea também pretende realizar um curso presencial, de 8 a 10 de novembro, com foco em Embalagens de Vidro para Alimentos e Bebidas, além de outros oito eventos on-line, abrangendo sete cursos e o III Fórum Indústria de Alimentos e de Embalagens 4.0, em 23 e 24 de novembro – confira o calendário da unidade.

Cereais, chocolate, confeitos, panificação, ingredientes e microencapsulação

Tradicionalmente uma das unidades técnicas que mais realizam cursos, o Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) prevê realizar 18 somente no formato on-line, incluindo o inédito curso Proteínas, Hidrocoloides e Amidos: propriedades físico-químicas e funcionais tecnológicas para aplicação em alimentos, em 25 de novembro.

Frutas, hortaliças e vida de prateleira

O Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) também programou apenas capacitações on-line. Estão previstos para ocorrer três tradicionais cursos da unidade técnica: Desidratação de Frutas e Hortaliças, em 17 e 18 de maio, Industrialização de Palmito em Conversa, de 28 a 30 de junho, e Vida da Prateleira de Alimentos, em 21 e 22 de setembro – acompanhe a abertura das inscrições.

Segurança de alimentos

Segunda unidade em quantidade de eventos em 2022, o Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA) promoverá 17 eventos on-line: 16 cursos e o webinar gratuito ICMSF - Atualização em inocuidade de alimentos, que está em sua segunda edição, fruto de parceria com a Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas para Alimentos, composta por 18 representantes da área de microbiologia de alimentos de diferentes países, incluindo a pesquisadora do CCQA Marta Taniwaki.