Todas as Notícias

Análises

Equipamentos multiusuários do Ital possibilitam melhoria de qualidade de alimentos e embalagens

Nove dos 84 equipamentos multiusuários (EMU) financiados pela Fapesp em Campinas estão no Ital para viabilizar projetos de PD&I na área de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem

Por Jaqueline Harumi | Postado em 07/05/2021 17:32:26

Capacitação

Curso do Ital ensina a fabricar iogurtes, leites fermentados e bebidas lácteas fermentadas

Primeira capacitação do ano do Tecnolat será realizada on-line no próximo dia 21 e está com inscrições abertas.

Por Jaqueline Harumi | Postado em 28/04/2021 17:04:38

Prevenção e redução de riscos

Ital levanta pontos críticos de contaminação por micotoxinas em café, amendoim e cana-de-açúcar

Ocratoxina A e aflatoxinas são mapeados pelo Ital desde o campo até o consumidor para prevenir e reduzir riscos de contaminação nas cadeias produtivas do café e do amendoim e da cana-de-açúcar.

Por Jaqueline Harumi | Postado em 20/04/2021 16:00:11

Micro-ondas e plasma

Patentes de SP viabilizam reduzir e até eliminar uso de aditivos em grãos, cereais e farinhas

Pesquisadores da Unicamp e do Ital desenvolveram duas novas tecnologias a partir de micro-ondas e plasma não térmico que viabilizam produtos de panificação, biscoitos, bolos e massas com redução e até mesmo eliminação de aditivos.

Por Jaqueline Harumi | Postado em 12/04/2021 14:33:50

Agronews

Vamos conhecer 08 curiosidades sobre a soja

A forte presença nos alimentos industrializados é uma das curiosidades detalhadas com pesquisador do Ital. Dentre os exemplos estão óleo, leite, farinha, lecitina e isolados proteicos, além de farelo para ração animal.

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 19:10:59

Opinião | Estadão

Cartas de leitores selecionadas pelo jornal O Estado de S. Paulo

Em carta intitulada "Valorização da Ciência", leitor responde negativamente à pergunta "Estão eles sendo valorizados?" feita em referência ao pesquisadores no artigo "Lições da Pandemia". Dentre os 19 institutos de pesquisa no Estado, o Ital é mencionado.

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 18:51:29

Ag Evolution | Canal Rural

Fapesp aprova plataforma para ingredientes sustentáveis do Ital

Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS) receberá investimento público-privado de R$ 6,7 milhões até 2025.

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 18:35:38

Valor Econômico

Fapesp aprova R$ 6,7 milhões para pesquisas sobre ingredientes saudáveis para alimentos

Liderada pelo Ital, a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS) obteve R$ 6,7 milhões no edital Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp.

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 18:26:28

Fapesp

Fapesp divulga resultados da chamada Ciência para o Desenvolvimento

Foram aprovadas 12 propostas, no valor total de R$ 88 milhões, submetidas por consórcios de pesquisa, dentre elas a Plataforma Biotecnológica Integrada de Ingredientes Saudáveis (PBIS), liderada pelo Ital.

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 18:17:40

Livros UNB

Agronegócios: perspectivas

Livro traz conjugação de saberes de pesquisadores com formações básicas diversas que integram o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (Propaga/UnB).

Por Setor de Comunicação do Ital | Postado em 01/04/2021 18:07:25